Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 02 de Julho de 2006 às 05:19

    Imprimir


O Governo da Austrália anunciou hoje que duplicará a ajuda humanitária ao Timor Leste até US$ 6 milhões, depois que a ONU alertou sobre a redução de alimentos aos milhares de refugiados de Dili, devido ao atraso dos recursos prometidos pelos países doadores.

O ministro das Relações Exteriores australiano, Alexander Downer, disse à imprensa local que a ONU ficará encarregada de administrar a ajuda às cerca de 150.000 pessoas amparadas desde o final de abril em 66 acampamentos de refugiados da capital Dili.

A ONU advertiu no sábado que foi obrigada a impor o racionamento alimentar nos acampamentos diante da falta de recursos.

O Timor Leste passa por uma crise humanitária provocada pela onda de violência que entre abril e maio causou a morte em Dili de cerca de 30 pessoas, o incêndio de centenas de casas e o abandono de seus lares de mais de 100.000 pessoas.

A violência teve sua origem na expulsão do Exército de 600 soldados que exigiam o fim da discriminação étnica, e em seguida houve o confronto entre os grupos da região ocidental (loromono) e da oriental (lorosae).

Na segunda-feira passada, e após reconhecer sua parte de responsabilidade nos fatos, o até então primeiro-ministro, Mari Alkatiri, apresentou sua renúncia.

A renúncia foi aceita pelo presidente, Xanana Gusmão, que trabalha pela designação de um novo primeiro-ministro que precisa contar com a aprovação do Fretilin, partido que domina o Parlamento e que é presidido por Alkatiri.

Sobre isso, Downer expressou hoje sua confiança de que o Timor Leste tenha um primeiro-ministro nos próximos dias.

A Austrália é um dos países que junto com Nova Zelândia, Malásia e Portugal mantêm tropas no Timor Leste para restaurar a ordem, como solicitou o Governo timorense.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291321/visualizar/