Sala de leitura melhora aprendizado de alunos de Arená
O projeto, que teve início em agosto de 2005, tem como objetivo incentivar os alunos a lerem mais e conseqüentemente melhorar a interpretação de texto. “Nós professores começamos a perceber certa dificuldade dos alunos na hora da leitura e, por isso, pensamos na possibilidade de termos algumas aulas extras”, explica a professora Márcia Piovezam, umas das idealizadoras do projeto.
De acordo com a diretora Sandra Maria Pelette, no início o objetivo era atender os alunos de oito e nove anos de idade, o qual eram os mais problemáticos, mas o projeto deu tão certo que toda a escola acabou se interessando e participando. “Foi muito complicado convencer os alunos a participarem dessas aulas, em alguns casos tivemos que conversar com os pais, mas felizmente conseguimos um bom resultado e agora atendemos os 362 alunos matriculados na escola”.
Conforme a professora Márcia, atualmente os alunos estão com a leitura perfeitamente correta. “Os livros são bem interessantes, com muitas figuras e isso torna a leitura mais atraente”.
O aluno Franco Moreno de Souza tem 12 anos e fala que os livros de contos infantis são os seus preferidos. “Eu adoro ler e achei muito importante ter esse espaço aqui na escola e o melhor ainda foi que as minhas notas melhoraram muito”.
Márcia destaca que o hábito da leitura melhorou não só as notas de Franco, mas até mesmo dos alunos mais peraltas. “Os estudantes freqüentam as aulas de leitura recebem notas de participação e ainda podem utilizar os livros para fazerem pesquisas”, observou.
As aulas de leitura são realizadas três vezes por semana e em dois períodos, matutino e vespertino.
Comentários