Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Julho de 2006 às 02:00
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Representantes de quatro instituições de Cuiabá, que atendem pacientes em tratamento de câncer, receberam nesta sexta-feira (30.06) a doação de uma jóia, que foi repassada pela secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, com o objetivo de arrecadar fundos para as entidades.

A jóia, uma pulseira em ouro maciço foi doada à Setecs pelo empresário Mário Zanatta, proprietário da rede de lojas Gabriela e Meio Preço.

As instituições beneficiadas são: Rede Feminina de Combate ao Câncer, AACC, Casa Transitória Irmã Dulce e a Associação de Voluntários Geórgio de Almeida Souza (Avogás). As quatro entidades reunidas irão definir de que maneira reverteram a jóia em dinheiro, mas a primeira sugestão foi a de realizar uma rifa.

De acordo com o empresário que fez a doação da jóia à Setecs, o objetivo é auxiliar na continuidade das ações que a Secretaria vêm promovendo junto à instituições que cuidam de pacientes em tratamento do câncer. “A secretária Terezinha Maggi realizou um desfile e um leilão beneficente no ano passado para angariar fundos para estas instituições. A intenção é complementar este trabalho e ajudar de alguma maneira estas entidades, que sobrevivem de doações”, disse Zanatta.

Zanatta inclusive contou a história de como a jóia foi parar nas mãos dele. “Eu e minha esposa a adquirimos também com a finalidade de auxiliar no tratamento de câncer de um amigo próximo a nossa família, que estava com as finanças abaladas em razão do alto custo do tratamento e nos ofereceu a pulseira. Agora, repasso a pulseira também com a intenção de que os recursos ajudem a outras pessoas em tratamento”.

“É neste gesto, de união do trabalho voluntário, que conseguimos abraçar uma causa nobre e ajudar esses pacientes com câncer, a maioria pessoas carentes. Muitos chegam a desistir do tratamento porque não têm recursos para comprar os remédios e alguns médicos nem receitam a medicação porque sabem que o paciente não terá condições de comprar. Isto é desumano, é por isso que nos empenhamos em ajudar estas instituições. O tratamento de câncer é doloroso e caro e com os recursos arrecadados com esta jóia será possível amenizar o sofrimento de muita gente", destacou a secretária Terezinha Maggi

No ano passado, as quatro instituições receberam cerca de R$ 20,2 mil cada uma da Setecs. O recurso é o resultado da arrecadação realizada com o evento “Estação Solidária”, que aconteceu em outubro de 2005, unindo moda, arte e solidariedade.

Estiveram presentes no gabinete da Setecs a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Francisca Pinto, uma das diretoras da AACC, Otília Fernandes Alencastro, a presidente da Casa Transitória Irmã Dulce, Marilene Gama Souza, a presidente da Avogás, Elvira Maria Palma de Arruda Costa.

Conheça um pouco mais sobre as instituições beneficiadas:

REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER – Presta atendimento a adultos e crianças num trabalho totalmente voluntário, voltado à população carente. Esses pacientes recebem apoio psicológico, assistência social, alimentação nutricional, exames, remédios e até mesmo roupas. A Rede também implantou e mantêm em funcionamento o Centro Odontológico que funciona dentro do Hospital do Câncer. “A entidade vive de doações. São gestos de solidariedade como este, que auxiliam na arrecadação de dinheiro. Temos um gasto mensal muito alto, principalmente com medicamentos e exames. Somente de janeiro a maio deste ano realizamos 655 atendimentos no Centro Odontológico”, frisou a presidente da entidade, Francisca de Matos Pinto.

AACC – A instituição acolhe, abriga, protege e proporciona tratamento às crianças e adolescentes com câncer de Cuiabá e de outros Municípios. São mais de 300 pessoas atendidas mensalmente. “Precisamos constantemente dessas doações, já que arcamos com despesas de passagens, remédios e alimentação dos pacientes. Esse recurso pagará muitas de nossas despesas e também possibilitará à instituição realizar o sonho de ter uma nova sede”, disse a diretora da AACC, Otília Fernandes Alecastro.

CASA TRANSITÓRIA IRMÃ DULCE – Há 15 anos que a instituição funciona com leitos de retaguarda hospitalar. A casa ainda oferece ao pacientes cinco refeições diárias, transporte até hospitais, remédios mediante receita e serviço de estagiários de enfermagem. A instituição atende adultos, crianças e, principalmente, idosos e tem uma capacidade de 45 leitos. “Nós nos mantemos através de doações, do apoio da sociedade e do convênio com a Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela triagem dos pacientes. Este dinheiro que virá com a doação desta jóia será utilizado para a manutenção da casa e na continuidade do atendimento”, destacou a presidente da entidade, Marilene Ferreira Gama e Souza.

AVOGÁS – A Associação de Voluntários Geórgio de Almeida Souza (Avogás) funciona em uma sala dentro do Hospital do Câncer e atende exclusivamente a ala da pediatria. A instituição beneficia os pacientes em tratamento de câncer através de bolsas alimento, remédio, higiene e kit fralda e realiza um atendimento conjunto com a AACC. “Atendemos pacientes de todo Mato Grosso e até de Rondônia. Vivemos do voluntariado, doações e promoções internas. Temos mais de cem crianças cadastradas, o que justifica a importância deste recurso. Com essa ajuda será possível melhorar o atendimento diário e dar continuidade às ações da instituição”, salientou a presidente, Elvira Maria Palma de Arruda Costa.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291528/visualizar/