Aposentado cria sistema de reutilização de água
Instalado há dois anos, o sistema é simples: um cano de PVC foi acoplado à máquina de lavar roupa e leva a água que sobra da lavagem para um caixa d’água, utilizada como reservatório. De lá, outro tubo leva a água, por via subterrânea, até a entrada da casa. A partir daí, é só utilizar. Segundo o aposentado, o resultado é uma economia de aproximadamente 30% no consumo, o que tem se refletido na conta de água, que baixou consideravelmente. Para comprar a caixa e os tubos se gastaria hoje em torno de R$ 200,00.
Para limpar a água, Benedito Nelson utiliza cloro, o que a deixa pronta para qualquer tipo de uso, inclusive regar plantas. “Antigamente eu usava sal grosso para fazer uma espécie de decantação, mas depois mudei para cloro, pois os resultados são melhores”, explicou ele.
O aposentado relata que antes da criação do sistema de reuso, sua família – ele, esposa e dois filhos – jogavam muita água fora. “Eu ficava com dó de ver tanta água desperdiçada”, diz ele.
Para o assessor técnico da Sanecap, Noé Rafael da Silva, que visitou a casa de Benedito Nelson, o sistema inventado pelo aposentado é muito vantajoso: além de simples, é também econômico. “Aqui não há custo adicional porque não é utilizada bomba, o transporte da água até o reservatório é feito com a estrutura da própria máquina de lavar”, observou ele. “Qualquer cidadão interessado em economizar pode fazer isso sem gastar muito.”
Sem nenhum conhecimento de hidráulica, Benedito Nelson observa que sua vontade de economizar foi a motivação para sua empreitada. E dá um recado a toda a população: “Que todos se conscientizem da necessidade de economizar água e façam o mesmo que eu fiz.”
Comentários