Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 15:48

    Imprimir


Cerca de 16,3 mil cães e 2 mil gatos foram vacinados no dia "D" de vacinação contra a raiva animal em Várzea Grande. A população teve 55 postos de vacinação à disposição durante todo o dia espalhados por toda a cidade, em escolas, centros comunitários, igrejas e clínicas veterinárias.

Bairros como o Jardim Maringá II, Cohab Jaime Campos, São Mateus e Sarita Baracat chegaram a vacinar mais de 500 animais em um único dia. Durante toda esta semana, o Centro de Controle de Zoonoses da cidade industrial está realizando a vacinação casa à casa em áreas rurais, como o Sadia III e o Assentamento Durcelina Fulador.

A campanha vai até a próxima sexta-feira (30.06), mas após essa data, qualquer pessoa que queira vacinar seu animal pode procurar o CCZ. "Nós temos uma equipe permanente aqui para atender os cidadãos várzea-grandenses", lembrou a diretora de Vigilância Ambiental, Vilma Juscineide da Silva.

Segundo ela, o importante é não deixar de vacinar o animal porque a doença não tem cura e pode ser transmitida ao homem por meio da mordedura, da saliva ou de secreções. O animal contaminado com o vírus da raiva geralmente fica extremamente agressivo com o dono e com outros animais, além de morder tudo que vêem pela frente.

Já no homem, os sintoma principais são a chamada aerofagia, uma sensação de falta de ar causada pelos espasmos da faringe e a hidrofobia, que deixa a pessoa apavorada só de chegar perto da água. Além disso, a pessoa com raiva sofre de insônia, angústia e hipersensibilidade.

Os cidadãos que tiverem dúvidas sobre essa ou outras doenças transmitidas para humanos por cães e gatos, podem procurar o órgão ou entrar em contato pelos telefones: 688-3186 e 688-3187.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291789/visualizar/