Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 14:05
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Durante um ato simbólico, realizado na manhã desta quinta-feira (29.06), o Governo do Estado repassou aos 141 Municípios de Mato Grosso 136 mil cobertores. A doação, que integra a campanha “Cobertor Solidário”, foi feita pelo Governador Blairo Maggi e pela secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, no pátio do supermercado Modelo, da avenida Fernando Corrêa da Costa. A solenidade de entrega também contou com a presença dos parceiros da campanha e de diversas autoridades. Famílias indígenas e quilombolas também foram beneficiadas.

Do total de 136 mil cobertores, 103.194 serão entregues aos Municípios do Estado, 2.148 para comunidades quilombolas e 14.056 para famílias indígenas. O restante será distribuído em situações emergenciais, como possíveis enchentes, incêndios, casos de calamidade pública.

De acordo com a secretária-adjunta de Assistência Social da Setecs, Márcia Gebara, a distribuição de cobertores é baseada na estimativa populacional de cada Município. “Cuiabá, com mais de 500 mil habitantes, receberá 24 mil mantas. Várzea Grande receberá 9.560 e Rondonópolis 8.334. São cidades do Estado consideradas de grande porte. Vale ressaltar, que metade desses cobertores serão entregues diretamente para a prefeitura, que por sua vez, os repassará à rede de assistência municipal como creches, abrigos e albergues. Já a outra metade será repassada para entidades não-governamentais como clubes de serviço e igrejas ”, explicou.

No ano passado, foram distribuídas 68.823 mantas pela campanha “Cobertor Solidário”, como forma de complementar as ações municipais desencadeadas todos os anos nos meses mais frios, suprindo uma demanda emergencial e garantindo o bem-estar de centenas de mato-grossenses carentes.

Segundo a primeira-dama de Poconé, Maria Isabel Pereira de Arruda, as doações do Estado serão implementadas às ações do próprio Município. “Durante o inverno costumamos realizar campanhas locais, junto à comunidade e comerciantes. Todo volume de doação arrecadado é somado aos cobertores doados pelo Governo do Estado. É deste modo que amenizamos o frio das famílias carentes e das 26 comunidades quilombolas de nossa região”, contou.

A secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Cely Almeida, explicou como será a distribuição na cidade, que recebe nesta campanha mais de 9,5 mil cobertores. “Entregaremos as mantas a todas as unidades ligadas à secretaria de Assistência Social, como por exemplo, o Lar de Idosos e o Lar da Criança e do Adolescente. Já as Ongs, receberão os cobertores diretamente dos clubes de serviços como Rotary, Lions e Maçonaria”.

Entidades

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) foi uma das entidades assistenciais que também recebeu a doação de cobertores. A creche do bairro Doutor Fábio atende 112 crianças de 01 a 06 anos. Segundo a diretora da entidade, Magnólia Pereira de Jesus, essa é a melhor ajuda durante o inverno.

“No ano passado, as mães das crianças nos ajudaram a incrementar ainda mais as mantas do Estado. Costuramos mais uma camada de tecido fino ao cobertor e o transformamos em um pequeno edredom. Estamos ansiosos pela doação e, mais uma vez, iremos trabalhar para amenizar o frio de quem não tem condições de se proteger dele”, disse.

Para a idealizadora da campanha, a secretária Terezinha Maggi, a doação de cobertores é uma forma de garantir o bem-estar de centenas de mato-grossenses. “Aqueles que não têm condições de se proteger do frio podem acarretar doenças durante o inverno. A campanha foi criada justamente para aquecer os carentes”, frisou.

O governador Blairo Maggi também destacou a importância de uma campanha neste sentido. “Apesar de Mato Grosso ser um Estado quente, temos noites frias durante o inverno. São nesses momentos que famílias e crianças carentes sofrem, caso não tenham como se proteger das baixas temperaturas”, discursou.

Confira os critérios de partilha para a distribuição:

Até 10 mil habitantes: 35 cidades do Estado se encaixam nesta faixa populacional e receberam em 2005 um total de 180 mantas cada. Em 2006, receberão 360 cobertores.

Até 20 mil habitantes: 40 cidades do Estado se encaixam nesta faixa populacional e receberam em 2005 um total de 250 mantas cada. Em 2006, receberão 500 cobertores.

Até 30 mil habitantes: 08 cidades do Estado se encaixam nesta faixa populacional e receberam em 2005 um total de 300 mantas cada. Em 2006, receberão 600 cobertores.

Até 40 mil habitantes: 05 cidades do Estado se encaixam nesta faixa populacional e receberam em 2005 um total de 350 mantas cada. Em 2006, receberão 700 cobertores.

Até 50 mil habitantes: 03 cidades do Estado se encaixam nesta faixa populacional e receberam em 2005 um total de 400 mantas cada. Em 2006, receberão 800 cobertores.

Até 80 mil habitantes: 03 cidades do Estado se encaixam nesta faixa populacional e receberam em 2005 um total de 500 mantas cada. Em 2006, receberão mil cobertores.

Até 100 mil habitantes: 02 cidades do Estado se encaixam nesta faixa populacional e receberam em 2005 um total de 600 mantas cada. Em 2006, receberão 1,2 mil cobertores.

Até 500 mil habitantes: 02 cidades do Estado se encaixam nesta faixa populacional e receberam em 2005 mais de 4 mil mantas cada. Em 2006, receberão 9 mil cobertores.

Até 900 mil habitantes: apenas 01 cidade do Estado se encaixa nesta faixa populacional e recebeu em 2005 um total de 12 mil mantas. Em 2006, receberá 24 mil cobertores.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291818/visualizar/