Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 03:00
Por: Toninho de Souza

    Imprimir


Mais de duzentas pessoas, entre engenheiros florestais, madeireiros e representantes de entidades de classe participam em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) do "Workshop Sobre Negócios Florestais Sustentáveis". O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com Ministério do Meio Ambiente, e foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (28/06).

De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luis Henrique Daldegan, o objetivo é buscar alternativas para a exploração racional da floresta. Especialistas do país inteiro participam das discussões que envolvem palestras e mesas-redondas. “Eles vêm a Mato Grosso mostrar experiências que deram certo em outros Estados. Queremos encontrar caminhos para a exploração da floresta em pé. A palavra chave hoje no estado é a Sustentabilidade” disse o secretário.

Na abertura no evento nesta quarta-feira foram proferidas palestras sobre financiamentos para o setor florestal. Nesta quinta-feira (29/06) as discussões irão se concentrar nas “Vantagens do Negócio Florestal Sustentável”. O Workshop bancado com recursos do Projeto de Gestão Ambiental Integrada (PGAI) e PPG 7 (doação feita pelos sete paises mais ricos do mundo), termina na próxima sexta-feira dia 30.

O setor madeireiro foi o mais citado na abertura do seminário. O representante da Sema citou o reaquecimento do setor após Operação Curupira e depois que a secretaria de Meio Ambiente assumiu a Gestão Florestal em janeiro deste ano. “Só de janeiro até hoje o setor madeireiro já movimentou R$ 300 milhões em exportações. Quase mil e trezentas empresas que sobrevivem da madeira também já regularizaram a situação junto à Sema” argumentou Luis Henrique Daldegan, secretário adjunto da Sema na abertura do evento.

Ele anunciou também uma parceria com o Instituo do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), uma entidade Não Governamental que irá em conjunto com técnicos da Sema realizar um levantamento completo sobre o “Potencial Florestal de Mato Grosso”.

Segundo o secretário, este estudo vai nortear o trabalho da Sema na liberação de autorizações para a exploração da madeira. “Queremos saber qual é o real potencial florestal de Mato Grosso e como este setor pode ser explorado”, disse Luis Henrique Daldegan.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291921/visualizar/