Projeto busca parceiros para garantir desenvolvimento sustentável de quilombolas
Na semana passada, a coordenadora do Projeto Ações Integradas da Eletronorte, desenvolvido em parceria pelo Ministério das Minas e Energia e também com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR), juntamente com técnicos, participou de uma oficina de sensibilização para implantação de uma rádio comunitária para os quilombolas e levantamento para propor projetos de desenvolvimento sustentável.
O coordenador do projeto História e Memória, Antônio Eustáquio de Moura, professor da Unemat, explica que o projeto está entrando na sua fase final com o resgate da identidade cultural das comunidades negras que passam a ter sua história e identidade resgatadas, e que o trabalho no momento busca garantir que essas comunidades se tornem auto sustentáveis. “Daí a nossa preocupação em buscar órgãos para conhecer a realidade dessas comunidades negras de Poconé e assim proporem projetos que possam auxiliar essas comunidades. Estamos fazendo essa ponte”, argumenta.
Na intenção de incluir as comunidades quilombolas de Poconé no projeto Ações Integradas, os técnicos da Eletronorte estiveram visitando as comunidades de Jejum, Zé Alves, Imbé, Figueira, Campina de Pedra.
Comentários