Valtenir propõe instalação de hidrômetros individuais em edifícios
Segundo o vereador é cada vez maior o número de pessoas que moram em apartamentos sendo que cada um paga sua conta de luz e telefone individualmente, porém as demais despesas relacionadas à habitação como água, segurança entre outros, são divididas em partes iguais entre os demais moradores que fazem parte do condomínio.
“A implementação de hidrômetros individuais é a forma mais justa de pagamento para quem mora em edifícios, uma vez que quem mora sozinho ou passa a maior parte do tempo trabalhando fora de casa, é obrigado a pagar, por meio da taxa de condomínio, o mesmo valor que outra pessoa paga, sendo que esta mora com mais cinco pessoas, não viaja e muitas vezes desperdiça água deixando a torneira aberta ou não se preocupando em arrumar possíveis vazamentos”, ressaltou Valtenir.
Ainda segundo Valtenir, além de injusto, a taxa de condomínio estimula o desperdício de água, em razão dos próprios funcionários dos edifícios não terem qualquer estímulo para economizar - lá, haja vista que o consumo relativo à limpeza de áreas comuns, lavagens de carros e outras atividades, ficam incluídos na conta geral de água do prédio.
“Em Pernambuco, por exemplo, onde funciona um modelo de caráter experimental, no qual podemos fundamentar o presente projeto de lei, onde houve uma redução de até 25% quanto ao desperdício de água. Certamente, com esta medida, bilhões de litros de água deixarão de ser desperdiçados e centenas de milhões de reais das despesas dos prédios com contas de água serão economizadas”, enfatizou o vereador.
Comentários