Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 28 de Junho de 2006 às 17:58

    Imprimir


O Ministério da Saúde lança hoje (28) edital de concorrência pública para a elaboração de projeto executivo que ditará diretrizes para posterior licitação de empresa responsável por obras de construção e reforma das instalações do Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into). A maior parte delas estará localizada na Avenida Brasil, 500, no antigo prédio do Jornal do Brasil, desapropriado pela União como pagamento por dívidas ativas. A nova sede tem previsão de ser inaugurada até o fim de 2008.

O espaço do imóvel permitirá ao instituto criar 23 novos centros de tratamento específico e aumentar de sete para 18 o número de salas cirúrgicas - entre as quais estarão duas salas para emergência, duas para clínica-dia (procedimentos rápidos, que liberam o paciente em 24 horas) e duas com equipamentos de transmissão ao vivo via satélite. Além disso, o Into passará a ter 60 consultórios, 250 leitos de internação e 40 leitos de terapia intensiva e pós-operatório, contra os atuais 14 consultórios e 169 leitos no total.

A outra parte das instalações será construída em um terreno anexo, de 15 mil metros quadrados, cedido ao Ministério da Saúde, em abril deste ano, pela Companhia Docas do Rio de Janeiro. No local, o Into construirá um centro de reabilitação, que fará do instituto o maior centro de ortopedia da América Latina. A licitação será aberta no dia 24 de julho.

Para aumentar a oferta de serviços e qualificar ainda mais a assistência prestada pelo Into aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país, o Ministério da Saúde investirá R$ 110 milhões em obras de construção e reforma na nova sede e 70 milhões em compra de equipamentos e material permanente. Como conseqüência, a administração já prevê que o tempo médio na fila de espera por cirurgias seja reduzido de 30 para 12 meses. A produção anual de procedimentos cirúrgicos passará de 5 mil para quase 20 mil e o número de consultas ambulatoriais, de 88 mil para 305 mil. A construção de um centro de reabilitação dará condições, ainda, para que 86 mil consultas de reabilitação sejam feitas a cada ano.

A nova estrutura possibilitará que o Into reforce também o Projeto Suporte pois, com a ampliação do espaço, maior quantidade de profissionais de saúde de outros estados poderá participar de programas de capacitação permanente. Além disso, na área de ensino e pesquisa, permitirá que o programa de pós-graduação latu-sensu seja ampliado, o que fortifica a caracterização do Instituto como um centro de pesquisa formador de recursos humanos.

No novo Into, os investimentos em pesquisa e saúde viabilizarão ampliações em vários setores. No terreno doado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro, serão construídos três edifícios anexos interligados, cada um com três pavimentos, e um edifício garagem, num total de 70 mil metros quadrados de área construída. O complexo abrigará, entre outros serviços, um dos maiores e mais modernos centros de reabilitação da América Latina, além de oficina ortopédica, ambulatório, farmácia, almoxarifado, cozinha, refeitório, arquivo médico e um auditório com capacidade para 600 pessoas.





Fonte: Agência Saúde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291956/visualizar/