Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Junho de 2006 às 15:08

    Imprimir


A população já pode trocar latinhas de alumínio e garrafas PET por bônus a serem descontados na fatura de energia elétrica. O governador Blairo Maggi, os representantes da empresa Aleris Latasa e do Cempre (Compromisso Empresarial para e Reciclagem), da Rede Cemat, e da rede de supermercados Modelo abrem oficialmente, nesta quinta-feira (29), às 9h, o início das trocas dos reciclados pelos bônus do Vale Luz, cujo primeiro posto de coleta e troca funcionará no supermercado Modelo do Coxipó, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa.

O objetivo é reduzir o impacto poluente dos resíduos sólidos na natureza, principalmente nos rios e córregos e agregar valor econômico às famílias de baixa renda, uma vez que a coleta de latas e garrafas PET e entrega destes produtos nos postos de troca possibilitarão bônus, que serão abatidos no valor final da conta de energia.

O sistema é simples: a pessoa leva a latinha ou a garrafa PET, pesa nos postos de coleta e recebe na hora um ticket com o valor do bônus, que será abatido na fatura da conta de luz. O quilo da latinha custará em média R$ 2,50 e do PET aproximadamente R$ 0,12.

Inicialmente, os cidadãos poderão realizar a troca dos recicláveis somente no supermercado Modelo do Coxipó, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, posteriormente todas as outras lojas da rede de supermercados efetuarão a troca. O pagamento da conta de energia com o bônus também terá que ser feito nos supermercados da rede Modelo, pois a Rede Cemat ainda trabalha para expandir o sistema para outros postos conveniados.

O Vale Luz integra o programa “Sócio-Ambiental Reciclar”, que desde 2003 vem sendo formatado no Estado e tornou-se realidade com a implantação e operacionalização há aproximadamente seis meses do Centro de Capacitação e Reciclagem. O centro funciona no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, e foi viabilizado graças a parceria entre o Governo do Estado, a empresa Aleris Latasa, o Cempre (Compromisso Empresarial para e Reciclagem) e contou ainda com a intermediação do deputado estadual Carlos Brito.

ENTIDADES FILANTRÓPICAS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS

O cidadão que desejar participar do projeto Vale Luz, mas destinar o bônus para alguma instituição filantrópica também poderá fazê-lo. As instituições interessadas em participar deverão procurar a Setecs para se credenciarem no projeto. Desta forma, o cidadão que trocar a garrafa PET ou latinha de alumínio poderá repassar o bônus recebido para benefício de uma instituição filantrópica, contribuindo em um projeto social. Os presidentes de bairros e as lideranças comunitárias serão os mobilizadores nas comunidades e auxiliarão o Governo na divulgação do Vale Luz, incentivando, principalmente, as famílias de baixa renda a coletar os recicláveis e realizar a troca pelo bônus.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291991/visualizar/