Ministro da Agricultura pede demissão do cargo
O pedido de demissão, que ocorre em meio a uma das maiores crises da agricultura brasileira, foi aceito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), da bancada ruralista, afirmou na tarde de hoje que Rodrigues realmente pediu para sair. "Vamos conversar com o ministro. Em princípio, não vamos pedir para que ele fique. Vamos conversar com ele e ver as suas razões". Segundo Heinze, os motivos seriam mesmo pessoais, porém, ele não ouviu essa versão do próprio ministro.
O ministro já havia afirmado que não pretendia continuar no governo na eventualidade de Lula conquistar um novo mandato. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que a saída de Rodrigues era prevista e que, em princípio, o ministro só ficaria no cargo até o final deste mês.
Sem filiação partidária, ele era considerado, a exemplo do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, um técnico com grande conhecimento de sua área.
Por várias vezes nos últimos dois anos, em meio à crise agrícola, surgiram comentários de que ele pediria demissão. Rodrigues criticou, em diversas ocasiões, a postura da equipe econômica em relação aos pedidos de sua pasta, mas recentemente havia afirmado que o relacionamento havia melhorado.
Rodrigues cancelou a viagem que faria a Genebra nesta semana, onde participaria das negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), que estão em um momento crucial.
Comentários