Deputados querem campus da Unemat em Cuiabá
Uma das regras versa que os cursos a serem oferecidos pelo núcleo de Cuiabá serão definidos após pesquisa junto à clientela educacional, observando as peculiaridades culturais e históricas regionais. A implantação e criação do campus referem-se à dotação orçamentária prevista para a Unemat, modelo viável face as dificuldades financeiras enfrentadas pela administração estadual.
Deputado Riva, primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, justifica a proposta, entre outras atribuições, pela necessidade da qualificação profissional. “O sonho de ingressar em uma Universidade é comum a praticamente todos os estudantes que concluem o ensino médio. Buscar melhores condições para si, buscar mais conhecimento e ingressar com um diferencial no competitivo mercado de trabalho visando a democratização do ensino de 3º grau”, explica Riva.
Para Eliene Lima, a Unemat nos seus anos de existência tem possibilitado a concretização desse sonho em diversos municípios de nosso Estado, mas ainda não chegou até a Capital. Ele informa que o único estabelecimento de ensino público de nível superior em Cuiabá é a concorridíssima Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Os deputados progressistas, ainda, apresentaram na área da educação, especificamente á Unemat, proposta de emenda à Constituição (PEC) para a viabilidade de elevação dos percentuais repassados a entidade. Os recursos devem constar na peça que determina a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2007, já entregue a Casa.
Conforme Riva o orçamento tem de ser suficiente para a Unemat viabilizar-se e ampliar seus campi para além dos que já existem. A PEC foi apresentada na sessão ordinária no início de junho.
Comentários