MT quer aumentar participação na Olimpíada de Física
Para o coordenador estadual da OBF em Mato Grosso, Alberto Sebastião de Arruda, professor da Universidade Federal de Mato Grosso, a motivação dos alunos para participarem do evento é pessoal. ´´Eles querem ganhar o mundo e mostrar o talento´´, explica. Seja como for, a OBF traz benefícios para quem participa dela. ´´Os alunos sempre encontram problemas nos quais eles ainda não tinham pensado´´, diz Arruda. ´´Assim eles podem fazer uma autocrítica em relação aos seus conhecimentos.´´
A OBF tem como objetivo usar a competição intelectual como veículo capaz de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Ela também serve de preparação para a Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês), que neste ano será em Cingapura e no ano que vem no Irã, e para a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que em 2006 acontecerá em Portugal e em 2007, na Argentina.
As inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de ensino médio de todo o país, que desejarem que seus alunos participem da oitava edição da OBF, poderão ser feitas até o dia 15 de julho. Depois de credenciados, os professores poderão inscrever quantos alunos quiserem de suas escolas, para a primeira fase da OBF, cujas provas ocorrerão no dia 12 de agosto. O prazo para a inscrição dos alunos vai até 9 de agosto. Em 2005, participaram 45.625 alunos de 3.072 escolas de todo o país. O objetivo da SBF é que neste ano o número de estudantes cresça para 80 mil.
Comentários