Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 27 de Junho de 2006 às 06:00

    Imprimir


Uma sobrancelha levantada, um olhar enigmático ou um aceno com a cabeça serão apenas algumas das expressões faciais que os computadores poderão em breve usar para ler a mente das pessoas. Uma máquina "emocionalmente atenta" está sendo desenvolvido por cientistas norte-americanos e britânicos e permitirá a leitura de pensamentos individuais por meio da análise de uma combinação de movimentos faciais que representam sentimentos.

"O sistema que desenvolvemos permite que uma ampla variedade de estados mentais seja identificada apenas apontando uma câmera para alguém", disse o professor Peter Robinson, da Cambridge University, na Inglaterra. Ele e seus colaboradores acreditam que aplicativos de computadores capazes de "leitura de mentes" podem variar de melhora das capacidades das pessoas na direção de um veículo a ajudar empresas a fazer anúncios corretos de acordo com o humor do público.

A tecnologia está sendo programada para reconhecer 24 expressões faciais geradas por atores. Robinson espera conseguir mais dados do público para determinar se uma pessoa está entediada, interessada, confusa ou se concorda ou discorda quando o sistema for revelado em uma exposição de ciência em Londres, em 3 de julho. Os cientistas, que estão desenvolvendo a tecnologia em colaboração com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, também esperam que outras formas de expressão, como postura e gestos, sejam reconhecidas pelo sistema.

"Nossa pesquisa pode permitir que sites adaptem publicidade ou produtos de acordo com o humor do visitante", disse Robinson. "Por exemplo, uma webcam conectada com nosso software pode processar sua imagem, traduzindo o correto estado emocional e transmitindo essa informação ao site." A tecnologia poderá também ser útil em ensino online para mostrar se alguém está entendendo o que está sendo explicado e melhorando a segurança de estradas por meio da determinação se os motoristas que trafegam por elas estão confusos, entediados ou cansados.

"Estamos trabalhando com uma grande montadora de carros e eles acreditam que isso pode estar instalado em veículos dentro de cinco anos", disse Robinson, acrescentando que uma câmera poderia ser incorporada no painel de um automóvel. Qualquer um que não queria transmitir muita informação sobre o que está sentindo, disse o cientista, precisará apenas cobrir a câmera.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292365/visualizar/