Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 16:42

    Imprimir


De acordo com estudos da Organização das Nações Unidas – ONU, cerca de 8 trilhões de dólares serão gastos nos próximos sete anos com o turismo. A informação foi repassada aos 14 prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócio-ambiental do Vale do Cabaçal, durante uma reunião no último final de semana em Mirassol D’Oeste.

A região, que possui grande potencial turístico, pretende a partir de agora investir forte no setor. “Antes trabalhávamos isolados. Agora, através do consórcio, poderemos articular em grupo e fomentar o turismo em nossa região”, declarou o prefeito de Mirassol D’Oeste, Luiz Emanuel Vasconcelos.

Com o objetivo de divulgar o potencial turístico para o mundo, 10 prefeitos haviam se unido em prol de um Consórcio que tinha como cadeia única o turismo. Durante a reunião em Mirassol D’Oeste, promovida pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM em parceria com o Governo do Estado, os prefeitos votaram e aprovaram a sugestão de transformar o consórcio, já existente, num com mais abrangência econômica e social. Agora 14 municípios do Pólo Cerrado estão juntos e formam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócio-ambiental Vale do Cabaçal.

Durante o evento o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Antônio Junqueira, foi escolhido como presidente do novo Consórcio. “Pretendo compartilhar a experiência adquirida no Consórcio de Saúde da Região Oeste com os prefeitos do Consórcio Vale do Cabaçal”, declarou.

O prefeito de Curvelândia, Elias Leal, lembrou que o trabalho realizado pelo Consórcio vai ultrapassar mandatos. “Estamos pensando no futuro do município. O trabalho é a longo prazo e o nosso objetivo é unir as potencialidades econômicas e turísticas e trabalhar em bloco. Chega de reuniões. A meta agora é operacionalizar”, destacou.

Os prefeitos tiveram ainda a oportunidade de conhecer experiências de sucesso realizadas no Ceará e Paraíba. O Sebrae, parceiro da AMM e da Secretaria de Desenvolvimento Rural no desenvolvimento dos Consórcios, trouxe de João Pessoa (PB) o consultor e coordenador do Pacto do Cariri, Cícero Sousa. Na palestra para os prefeitos o consultor afirmou que o mais importante é adaptar o modelo do pacto às realidades regionais e criar um núcleo de articulação local. O Pacto funciona como um consórcio e chegou na região do Cariri num período crítico. ”Em 10 anos o Cariri perdeu cerca de 500 empresas e foi manchete de jornal dezenas de vezes. Hoje em dia o pacto é uma bandeira da região”, explica. Segundo o consultor, foi realizado um trabalho de fomento ao turismo no local, que teve início na cidade de Cabaceira. O resultado foi fantástico. O município viu o PIB triplicar, a população aumentar e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) melhorar consideravelmente.

O evento contou também com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vetoratto, que falou sobre o Programa MT Fomento e do coordenador de Resíduos Sólidos da SEMA, Eduardo Abreu.

A próxima reunião do Consórcio será em São José dos Quatro Marcos no dia 14 de julho. Atendendo a um pedido do prefeito de Reserva do Cabaçal, Nivaldo Coelho, que sugeriu a realização de reuniões do consórcio nos municípios integrantes com a presença de consultores do Sebrae, será apresentado aos prefeitos o plano de ação do Sebrae. Ficou definido ainda que as reuniões do Consórcio serão realizadas uma vez por mês.

Participam do Consórcio os seguintes municípios: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.





Fonte: Agência de Notícias do Município

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292432/visualizar/