De carona na Copa, agricultura brasileira tenta faturar na Alemanha
A campanha institucional 'Prove o Brasil', iniciada no dia 29 de maio e que vai até 12 de julho, é focada principalmente para os alimentos brasileiros. O objetivo do governo é tentar valorizar os produtos vendidos no exterior, já que muitas vezes o consumidor não conhece a sua origem.
Ao comentar o trabalho conduzido pela Secretaria de Relações Internacionais do ministério, o ministro Roberto Rodrigues afirmou que a campanha é uma forma de demonstrar que o agronegócio brasileiro tem sustentabilidade.
O governo tenta com o trabalho publicitário reverter também uma imagem negativa do ponto de vista ambiental, criada a partir de reportagens que mostraram o avanço das plantações de soja na Amazônia. Ele destacou que a soja produzida na Amazônia Legal representa menos de 1,5% da produção nacional do grão.
A campanha publicitária está estimada em R$ 1,350 milhão, sendo dois terços pagos com orçamento do Ministério e o restante com recursos do Funcafé. Paralelamente aos painéis com imagens de alimentos brasileiros associados ao futebol, música, paisagens e festividades brasileiras, parceiros privados estão promovendo a degustação de produtos brasileiros em eventos no país.
Rodrigues destacou que o país ainda tem mais produtos comprados por interesse do comprador do que por iniciativa do vendedor. Diante disso, é importante reforçar a marca do Brasil nos seus produtos. O resultado, segundo ele, deverá ser percebido a médio e longo prazos, com o reconhecimento das marcas brasileiras.
A campanha também prevê a participação do ministro em eventos na Alemanha. Rodrigues participará de um seminário sobre o agronegócio brasileiro na Bolsa de Valores de Frankfurt, quando debaterá também o desenvolvimento da agroenergia no Brasil.
A intenção do governo é aproveitar outros eventos comerciais, como é o caso da Copa do Mundo na Alemanha, para promover os produtos brasileiros em outros países.
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