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Educação/Vestibular
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 14:25
Por: Daniele Danchura

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Mato Grosso pode ser considerado um exemplo do que Escolas de Governo podem fazer e oferecer tanto para os servidores públicos quanto para a sociedade civil organizada. A conclusão é do diretor geral da Escola de Governo do Estado, Almir Balieiro, depois de ter participado do Fórum Internacional Brasil/Canadá – Aprender, Inovar e Cooperar: uma conversa de pares.

O evento, realizado no início de junho em Brasília, reuniu representantes de Escolas de Governo do Brasil e de outros países, como Canadá, Rússia, China, França, Alemanha, República Dominicana, Quênia, Argentina, Guatemala, Estados Unidos e Ucrânia.

De acordo com Balieiro, dois projetos deram destaque ao trabalho desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso, através da Escola de Governo. “Apenas Mato Grosso e mais um outro Estado têm experiência que avança para além da formação e capacitação dos servidores públicos que é o projeto de formação de líderes comunitários. É um diferencial. A capacitação de líderes é importante para que haja a interação com a sociedade civil e isso colabore na melhoria da execução das políticas públicas. Parece óbvio, mas nem todos pensam assim, e essa capacitação foi uma idéia advinda do governador Blairo Maggi”, explicou o diretor geral.

O outro projeto que poucas Escolas de Governo têm, e a de Mato Grosso é uma delas, é a elaboração de projetos de Gestão de Conhecimento, como: trabalho de final de curso, práticas inovadoras, publicação da política de trabalho do órgão, além da publicação de trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos/servidores.

“Não são todas as escolas que possuem política de ensino, e nós temos, inclusive publicada, e por isso fomos muito procurados no evento”, completou Balieiro. Para ele, o evento realizado em Brasília serviu para demonstrar a relevância significativa que têm as Escolas de Governo, não só nos Estados, como para o país e os municípios.

“Hoje, nós vivemos em uma sociedade em que as instituições de ensino formais não focam a formação e capacitação para o serviço público, formam profissionais para outras áreas. Daí surgem as escolas de governo, formando profissionais servidores públicos, por meio da educação permanente e continuada, não importando a função que estejam exercendo. As Escolas de Governo têm o desafio de formar servidores públicos voltados à execução de forma eficiente e eficaz a política pública de Estado. Há uma preocupação global com isso, e saber que Mato Grosso está um pouco a frente de algumas escolas de governo faz com que nos sintamos bem, apesar do pouco tempo de existência desta Escola, que é de dois anos. Como representante de Mato Grosso, não dá pra dizer que não saí envaidecido de um evento como esse, vendo o Estado tão bem, nesta área”, concluiu.





Fonte: Da Assessoria

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