Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 08:35
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Rondonópolis, MT - As expressões de alegria e satisfação são quase sempre as mesmas. Segurança, tranqüilidade com a certeza definitiva da posse da propriedade, sentimentos de justiça social, cidadania e oportunidade de investir no imóvel, são os principais benefícios sociais citados pelas famílias contempladas com a regularização fundiária promovida pelo Governo do Estado em Mato Grosso.

A aposentada Julieta Maria dos Santos, 73 anos, faz parte de uma das 2.907 famílias beneficiadas pelo Programa de Regularização Fundiária Urbana ‘Tequenfim’, na noite deste sábado (24.06), no município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá).

Segundo ela, que mora no bairro Vila Olinda I, há tantos anos que até perdeu as contas, o documento é muito mais que um papel, é algo que não tem valor. “Já perdi as contas de tanto esperar, mas estou muito satisfeita de ter recebido hoje a ‘carta’ do meu terreno. Agora é meu e acabou, ninguém mais me tira daqui”, frisou dona Julieta.

O título de propriedade também chegou às mãos da agente de saúde Rosimeire Soares dos Santos, do bairro Vila Olinda II. Com 16 anos morando no lote onde construiu uma casa, ela agora disse que está tranqüila. “Sem ele a gente fica muito insegura, não temos certeza de nada”, disse. Agora sei que a casa é minha mesmo, que o terreno é meu e assim a gente se sente mais segura “, afirmou .

Famílias de nove bairros de Rondonópolis receberam do governador Blairo Maggi, da primeira-dama e secretária Terezinha Maggi, do prefeito da cidade Adilton Sachetti, e do presidente do Intermat, Afonso Dalberto, os termos de autorização de escritura do Programa ‘Tequenfim”.

Discursando para quase três mil pessoas, o governador Blairo Maggi, disse que ação de regularização fundiária urbana do ‘Tequenfim’ é a maior da história de Mato Grosso. Uma ação, que segundo ele, é muito simples, custa pouco ao Estado e só não era feita porque não havia decisão política das administrações anteriores.

“O que precisa é de decisão política para fazer. O governo anterior, ficou oito anos no comando do Estado e distribuiu somente 13 mil títulos. E nós em três anos e meio estamos chegando a 45”, comparou o governador. “Tem muita gente que precisa de um trabalho simples como esse do Estado e que não era feito. A decisão é essa, política de fazer as coisas”, afirmou Maggi.

Durante entrega de títulos do ‘Tequenfim’, o governador anunciou mais investimentos para o município de Rondonópolis. Maggi firmou compromisso com a população de construiu na região do bairro Vila Olinda, uma Escola Atrativa de dois andares, com doze salas de aulas, laboratório de informática e piscina semi-olímpica, e ainda a construção de uma pista de skate e uma quadra poliesportiva, que irão beneficiar toda a região.

A ação fundiária foi objeto de um convênio firmado entre o Governo do Estado, Ministério das Cidades e a Prefeitura Municipal, para solucionar uma parte dos problemas fundiários da cidade de Rondonópolis. Na primeira fase do serviço, os bairros regularizados foram: Pedra 90, Vila Olinda I e Vila Olinda II, Padre Ezequiel Ramin e João Bosco Burnier, Jardim Participação, Vila União, Vila Verde e Boa Vista.

O prefeito Adilton Sachetti, disse que somando os esforços do município e do Estado, está sendo possível resolver um déficit de regularização fundiária urbana em 34 bairros, uma demanda de 10 mil lotes irregulares, sem documentos. “Isso para nós é muito importante. Estamos dando dignidade, oportunidade para o morador ter a sua propriedade definida, podendo ser usada como lhe convier”, afirmou Sachetti.

Sachetti, destacou que o programa ‘Tequenfim’ é um dos programas de governo mais importantes na construção da cidadania, que está fazendo o morador sentir orgulho ao poder dizer: “isso é meu, tenho documento, está totalmente documentado, registrado e eu faço o que eu quero”, frisou o prefeito.

Participaram também da entrega de títulos a primeira-dama do município Rose Sachetti, os deputados estaduais Joaquim Sucena e Jota Barreto, o deputado federal Welinton Fagundes, os secretários Augustinho Moro (Saúde), Vilceu Marcheti (Infra-Estrutura), Ana Carla Muniz (Educação), o ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, Afonso Dalberto (Intermat) e o ex-presidente do Intermat, Jair Mariano.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292574/visualizar/