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Indústria da beleza registra crescimento no país
Uma indústria tradicionalmente dominada pelos países desenvolvidos está crescendo rapidamente no Brasil, embora de modo discreto. Com forte vocação social, representa ótimas oportunidades para as micro e pequenas empresas e é capaz de gerar muitos empregos e postos de trabalho em todas as regiões do País. E, para completar, valoriza nossa biodiversidade, nossos hábitos e valores, com seus produtos voltados à beleza, ao bem-estar e à saúde.
O setor de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumaria, também chamada de indústria da beleza reúne 1.367 empresas formalizadas no mercado brasileiro, conforme dados de janeiro deste ano da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) .
No ano passado, 109 novas fábricas foram criadas, significando acréscimo de 8,7% ao número de empresas do setor no país. Apenas 11,7% delas são consideradas de grande porte e apresentam faturamento líquido de impostos acima de R$ 100 milhões, correspondendo a 72,4% das vendas do setor. O restante, ou 88,3% das empresas da indústria da beleza, são micro, pequenas e médias, que estão presentes em praticamente todas as unidades da Federação.
Os números traduzem a força do setor: no período de 2000 a 2004, o crescimento médio deflacionado foi de 8,2%, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) amargava o crescimento de apenas 2,6 %, e a indústria em geral apresentava o índice de 2,4% (nos anos 2001, 2002 e 2003).
Segundo dados da Anvisa, são registrados, em média, 25 produtos por dia ou 500 ao mês no setor de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria, em âmbito nacional. A licença do órgão federal é obrigatória e tem validade de cinco anos. Atualmente, estima-se que cerca de 7 mil itens da indústria da beleza cheguem ao mercado brasileiro por ano. Como exemplo, basta dizer que, no momento, o país conta com 800 marcas dexampu devidamente registradas na Anvisa.
O setor de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumaria, também chamada de indústria da beleza reúne 1.367 empresas formalizadas no mercado brasileiro, conforme dados de janeiro deste ano da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) .
No ano passado, 109 novas fábricas foram criadas, significando acréscimo de 8,7% ao número de empresas do setor no país. Apenas 11,7% delas são consideradas de grande porte e apresentam faturamento líquido de impostos acima de R$ 100 milhões, correspondendo a 72,4% das vendas do setor. O restante, ou 88,3% das empresas da indústria da beleza, são micro, pequenas e médias, que estão presentes em praticamente todas as unidades da Federação.
Os números traduzem a força do setor: no período de 2000 a 2004, o crescimento médio deflacionado foi de 8,2%, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) amargava o crescimento de apenas 2,6 %, e a indústria em geral apresentava o índice de 2,4% (nos anos 2001, 2002 e 2003).
Segundo dados da Anvisa, são registrados, em média, 25 produtos por dia ou 500 ao mês no setor de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria, em âmbito nacional. A licença do órgão federal é obrigatória e tem validade de cinco anos. Atualmente, estima-se que cerca de 7 mil itens da indústria da beleza cheguem ao mercado brasileiro por ano. Como exemplo, basta dizer que, no momento, o país conta com 800 marcas dexampu devidamente registradas na Anvisa.
Fonte:
Globo Online
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292790/visualizar/
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