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Economia
Domingo - 25 de Junho de 2006 às 09:28

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Uma indústria tradicionalmente dominada pelos países desenvolvidos está crescendo rapidamente no Brasil, embora de modo discreto. Com forte vocação social, representa ótimas oportunidades para as micro e pequenas empresas e é capaz de gerar muitos empregos e postos de trabalho em todas as regiões do País. E, para completar, valoriza nossa biodiversidade, nossos hábitos e valores, com seus produtos voltados à beleza, ao bem-estar e à saúde.

O setor de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumaria, também chamada de indústria da beleza reúne 1.367 empresas formalizadas no mercado brasileiro, conforme dados de janeiro deste ano da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) .

No ano passado, 109 novas fábricas foram criadas, significando acréscimo de 8,7% ao número de empresas do setor no país. Apenas 11,7% delas são consideradas de grande porte e apresentam faturamento líquido de impostos acima de R$ 100 milhões, correspondendo a 72,4% das vendas do setor. O restante, ou 88,3% das empresas da indústria da beleza, são micro, pequenas e médias, que estão presentes em praticamente todas as unidades da Federação.

Os números traduzem a força do setor: no período de 2000 a 2004, o crescimento médio deflacionado foi de 8,2%, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) amargava o crescimento de apenas 2,6 %, e a indústria em geral apresentava o índice de 2,4% (nos anos 2001, 2002 e 2003).

Segundo dados da Anvisa, são registrados, em média, 25 produtos por dia ou 500 ao mês no setor de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria, em âmbito nacional. A licença do órgão federal é obrigatória e tem validade de cinco anos. Atualmente, estima-se que cerca de 7 mil itens da indústria da beleza cheguem ao mercado brasileiro por ano. Como exemplo, basta dizer que, no momento, o país conta com 800 marcas dexampu devidamente registradas na Anvisa.





Fonte: Globo Online

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