Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 24 de Junho de 2006 às 17:14

    Imprimir


O presidente francês Jacques Chirac inaugurou nesta sexta-feira um novo site, o "Geoportail", que permite acesso gratuito pela internet a dados geográficos e cartográficos com uma precisão de 50 centímetros, uma iniciativa que visa a competir com o americano Google Earth.

O geoportal (www.geoportail.fr) permitirá ao usuário uma visão do espaço real, por exemplo, de sua própria casa, como também uma visualização das vias de comunicação e os limites de um município através de ortofotos (mapas e gráficos).

A qualidade das imagens para a França é superior à de um portal como o Google Earth (http://earth.google.com), que oferece imagens do planeta com uma fidelidade que varia em função das regiões. "É um progresso para todos os cidadãos", que coloca a França na vanguarda das novas tecnologias, afirmou o presidente francês, Jacques Chirac, ao inaugurar o portal.

"Na Europa, somos os únicos que abarcamos todo o território nacional", disse por sua vez o ministro dos Transportes e Infra-estruturas.

Somente foram desfocadas as áreas "relacionadas com a defesa nacional e a defesa econômica", explicou o diretor-geral do Instituto Geográfico Nacional (IGN), Bertrand Levy, que supervisionou o projeto em colaboração com o Departamento de Pesquisas Geológicas e Mineiras (BRGM).

O geoportal parece ser vítima de seu próprio sucesso. Ao meio-dia desta sexta-feira era impossível ter acesso à página por excesso de visitas.

O projeto, cujo orçamento chega a 6 milhões de euros (7,5 milhões de dólares), propõe 400.000 cliques fotográficos e com o tempo será possível vislumbrar 3.700 mapas de diversas escalas.

Além dos elementos topográficos clássicos, como lagos, estradas ou povoados, o portal geoespacial permitirá a visualização de vários dados públicos locais, como as infra-estruturas de transporte, os mapas urbanísticos, os mapas de prevenção de riscos e 980 mapas geológicos.

A partir de 2007 estarão disponíveis dados topográficos correspondentes a 2,3 milhões de quilômetros de estradas e vias, 700.000 pontos d''água e 18 milhões de edifícios.

Será possível localizar prefeituras e também ver imagens dos locais mais emblemáticos de uma região ou se divertir com jogos pedagógicos de orientação espacial.

No caso de museus ou grutas pre-históricas será criado um mecanismo que permitirá ver as obras e os desenhos.

Em um nível prático, o geoportal será muito útil para os profissionais de serviços, associações locais e instituições públicas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292865/visualizar/