Ministério intensifica ações de combate a hantavirose no médio-Oeste
A responsável pela Saúde Coletiva, Maria Santina Dias de Almeida, explica que ações estão sendo desenvolvidas para a investigação dos casos, descobrindo onde e como os pacientes foram infectados, para que medidas sejam tomadas de acordo com a observação do ambiente e hábito de vida das pessoas.
Segundo ela, com o foco centrado no município de Campo Novo do Parecis, o Escritório Regional de Saúde está adotando uma série de medidas visando reduzir os riscos do surgimento de novos casos de hantavirose este ano, entre elas uma campanha de 17 a 21 de julho. Equipes estarão mobilizadas para esclarecer à população sobre os riscos da doença, transmitida pelo rato selvagem e prestar assistência nos casos de infecção. “As equipes estão em campo para integrar a população de risco (moradores da área rural) na campanha de combate ao mal, uma vez que a prevenção é o mais seguro remédio contra a hantavirose”, explica Maria Santina.
O Escritório Regional de Saúde registrou este ano, 41 casos suspeitos de hantavirose. Destes, cinco foram confirmados, dois com óbito e três tiveram cura. Maria Santina informa que os cincos casos confirmados foram registrados no município de Campo Novo do Parecis.
A Secretaria de Saúde acompanha os casos suspeitos e realiza os exames para verificar se são ou não casos de hantavírus e trata os pacientes.
Comentários