Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 24 de Junho de 2006 às 10:06

    Imprimir


O Ministério de Saúde está desenvolvendo com a Secretaria Estadual e Municipal da Saúde uma operação com o objetivo de identificar os roedores existentes e o vírus que está atacando na região para posterior investigação laboratorial. As ações serão desenvolvidas em Tangará da Serra, Denise, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Nova Olímpia, Nova Marilândia, Porto Estrela, Santo Afonso e Sapezal.

A responsável pela Saúde Coletiva, Maria Santina Dias de Almeida, explica que ações estão sendo desenvolvidas para a investigação dos casos, descobrindo onde e como os pacientes foram infectados, para que medidas sejam tomadas de acordo com a observação do ambiente e hábito de vida das pessoas.

Segundo ela, com o foco centrado no município de Campo Novo do Parecis, o Escritório Regional de Saúde está adotando uma série de medidas visando reduzir os riscos do surgimento de novos casos de hantavirose este ano, entre elas uma campanha de 17 a 21 de julho. Equipes estarão mobilizadas para esclarecer à população sobre os riscos da doença, transmitida pelo rato selvagem e prestar assistência nos casos de infecção. “As equipes estão em campo para integrar a população de risco (moradores da área rural) na campanha de combate ao mal, uma vez que a prevenção é o mais seguro remédio contra a hantavirose”, explica Maria Santina.

O Escritório Regional de Saúde registrou este ano, 41 casos suspeitos de hantavirose. Destes, cinco foram confirmados, dois com óbito e três tiveram cura. Maria Santina informa que os cincos casos confirmados foram registrados no município de Campo Novo do Parecis.

A Secretaria de Saúde acompanha os casos suspeitos e realiza os exames para verificar se são ou não casos de hantavírus e trata os pacientes.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292929/visualizar/