França bate Togo e escapa de novo vexame
Com o resultado, os comandados de Raymond Domenech chegaram aos cinco pontos e terminaram a fase de classificação na segunda colocação do Grupo G. No primeiro jogo dos mata-matas, medem forças com a Espanha, que venceu todas as partidas que disputou até aqui na Alemanha.
A vitória sobre Togo foi a primeira da França em mundiais desde a final da edição de 1998, quando derrotou o Brasil por 3 a 0, em Paris. Fora de seu território nacional, a equipe não vencia uma partida de Copa do Mundo desde 28 de junho de 1986, quando fez 4 a 2 na Bélgica, no México.
Precisando vencer por dois gols para não depender do resultado de Suíça x Coréia do Sul, a equipe de Domenech partiu ao ataque desde o início e desperdiçou várias oportunidades de gol. As principais foram de Trezeguet, que atuou pela primeira vez como titular na competição, mas o zero permaneceu no placar até o intervalo.
A rede togolesa só foi balançada aos 10min da etapa final, quando Patrick Vieira, aniversariante do dia, avançou à área, recebeu passe de Frank Ribéry e bateu no ângulo esquerdo do goleiro Kosi Agassa. Cinco minutos depois, Thierry Henry deixou sua marca e garantiu a classificação de sua equipe.
O triunfo sobre Togo deu sobrevida à carreira de Zinedine Zidane. O meio-campista, que pendurará as chuteiras ao término da Copa, não atuou nesta sexta-feira porque recebeu dois cartões amarelos nas partidas anteriores.
No outro jogo da chave, a Suíça derrotou a Coréia do Sul por 2 a 0, gols de Philip Senderos e Alexander Frei. Com isso, chegou aos sete pontos e terminou a primeira fase na liderança do Grupo G. Nas oitavas-de-final, encara a Ucrânia.
Comentários