Alunos de Mato Grosso são beneficiados com site pedagógico
O superintendente-adjunto de Tecnologia da Informação da Seduc, Acimar Lisboa, explica que o Portal é um sistema que disponibiliza informações dentro de um ambiente pedagógico com recursos didáticos, interativo e informativo contribuindo para melhorar as condições de acesso, permanência e qualidade da Educação Básica.
“O programa fornece aos alunos, educadores e pais a possibilidade de ter acesso à informática de forma diferenciada, pois cada um tem uma página específica. Estão disponíveis a eles: o conteúdo aplicado durante as aulas; as notas e as faltas dos alunos; biblioteca com acervo de vários autores; e ainda jogos interativos e salas de bate-papo. Para entrar no portal e obter estas informações é preciso ser cadastrado pela Seduc e ter uma senha”, destacou.
Atualmente, a ação está sendo desenvolvida em 45 unidades, onde atende toda a comunidade escolar. De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Ribeiro dos Santos, a proposta da Seduc é instalar o programa, até 30 de julho, em todas as escolas que possuem laboratórios de informática e, aonde novos laboratórios estão em fase de instalação, até o final de dezembro.
“O nosso objetivo é promover a inclusão digital e social a toda comunidade escolar transformando a unidade em um espaço de aprendizagem cada vez mais atrativa. Um dos pontos mais interessantes deste programa é que os pais podem controlar as notas e as faltas dos filhos sem precisar ir à escola”, ressaltou Maria Aparecida.
Para se cadastrar no sistema o aluno precisa entrar na página do portal, http://portaleducacional.seduc.mt.gov.br, no link “Projetos ID” e preencher uma ficha de inscrição. Esta ficha deve ser enviada, on-line, ao laboratório de informática da Seduc, onde vai ser verificado se os dados são realmente de um aluno do estado. Logo após o estudante receberá uma senha.
“Os alunos cadastrados no programa recebem um curso de capacitação em informática básica para ganharem suporte na hora acessar o site. Após este curso alguns deles também são beneficiados com o curso de informática avançada, o qual proporciona maior chance de entrar no mercado de trabalho”, acrescentou Acimar.
Aprimorar Digital
Já os professores irão participar do programa “Aprimorar Digital”. O programa garante a qualificação dos profissionais da educação durante as férias escolares - entre os dias 24 e 28 de julho. Professores, técnicos e apoios administrativos vão participar de um curso de informática básica onde inclui noções de word, windows e excel. O curso terá duração de 40h e será realizado nas escolas que possuem laboratórios de informática já instalados e em todos os horários e turnos.
Comentários