Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 23 de Junho de 2006 às 11:47
Por: Andréa Martins

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) distribuirá ainda neste ano 4.700 exemplares de dois livros anti-racistas para todas as escolas estaduais. Trata-se das obras “Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10639/03” e “Superando o Racismo na Escola”. A iniciativa busca ofertar aos professores suporte pedagógico, para promover o respeito à diversidade étnico-racial.

Os direitos autorais das duas publicações pertencem à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), que gentilmente permitiu que a Seduc-MT fizesse a reprodução dos exemplares. A quantidade de livros que cada unidade escolar receberá vai depender do número de alunos matriculados.

A integrante da equipe da Educação das Relações Étnico-Racial da Seduc, Ângela Maria dos Santos, explica que antes de iniciar a distribuição dos livros a Seduc ofertará aos professores da rede uma formação, que abordará a implementação da Lei 10.639/03 no Cotidiano Escolar.

Conforme ela, o objetivo desta formação é proporcionar aos profissionais da educação práticas pedagógicas para uma educação anti-racista. “Queremos que os docentes estejam preparados para manusear os livros que servirão de suporte pedagógico ao trabalho de combate ao racismo ou a qualquer ato de discriminação em sala de aula”.

Ângela destaca que as capacitações serão realizadas a distância ou nos municípios pólos. A primeira formação será on line e terá inicio no dia 10 de julho com término previsto para novembro, totalizando uma carga horária de 120h. Ao todo, serão beneficiados 260 professores de 13 municípios – Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Diamantino, Nova Mutum, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Juruena, Porto Esperidião e Rondonópolis -.

“Esta primeira formação será realizada pelo MEC. A Seduc dará continuidade com base em um cronograma de forma a atender todos os professores da rede”, destacou a professora da Seduc.

Conteúdo

Além de fazer uma contextualização da Lei nº 10.369/03, o livro “Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.369/03” aborda os seguintes temas: Linguagens escolares e reprodução do preconceito; Africanidade e religiosidade: uma possibilidade de abordagem sobre as sagradas matrizes africanas na escola; Novas bases para o ensino da história da África no Brasil; A África, a educação brasileira e a geografia; e A representação da Personagem Feminina Negra na Literatura Infanto-Juvenil Brasileira.

Já no livro “Superando o racismo na escola” os professores terão acesso aos seguintes tópicos: História e Conceitos Básicos sobre o Racismo e seus Derivados; O Direito à Diferença; Buscando Caminhos nas Tradições; Construindo a Auto-Estima da Criança Negra; As Artes e a Diversidade Étnico-Cultural na Escola Básica; A Geografia, a África e os Negros Brasileiros; e Racismo, Preconceito e Discriminação.

Outros dois livros “Dimensões da inclusão no Ensino Médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola” e “Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais” estão sendo avaliados pela equipe técnica da Seduc para também serem entregues às escolas. “Estamos analisando estes livros e verificando a possibilidade de também reproduzi-los”, finalizou Ângela.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293095/visualizar/