Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 22 de Junho de 2006 às 19:40

    Imprimir


O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, visitará o Uruguai e o Paraguai para debater com os "sócios menores" do Mercosul a situação do bloco, também integrado pela Argentina e ao qual a Venezuela se unirá em breve.

Em ambos os casos, Amorim explicará uma série de iniciativas que o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva estuda para melhorar o acesso de produtos do Uruguai e Paraguai ao mercado brasileiro, bem como outras destinadas a incentivar o investimento nesses dois países.

Nos últimos meses, tanto o Uruguai como o Paraguai reiteraram sua inconformidade com o Mercosul e protestaram contra a indiferença de Argentina e Brasil ante as grandes assimetrias econômicas que os impedem de obter maiores ganhos na integração.

Segundo fontes oficiais, Amorim será recebido amanhã em Montevidéu pelo presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez. Depois, se reunirá com seu colega Reinaldo Gargano, e, com ambos, discutirá os planos do Brasil para tentar essas assimetrias.

Amorim permanecerá dois dias na capital uruguaia, onde, além disso, terá reuniões com membros do Parlamento e empresários, com os quais tratará do interesse do Brasil em aumentar o intercâmbio comercial bilateral, que em 2005 totalizou US$ 1,3 bilhão.

Na domingo e na segunda-feira da próxima semana, Amorim estará em Assunção, onde também será recebido pelo presidente, Nicanor Duarte, e pela ministra das Relações Exteriores, Leila Rachid.

Além da situação do Mercosul, Amorim tratará no Paraguai de diversos assuntos bilaterais, como os recentes conflitos na Ponte da Amizade, que chegou a ser bloqueada por manifestantes que protestavam contra o rígido controle na alfândega brasileira.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293228/visualizar/