Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 22 de Junho de 2006 às 17:55

    Imprimir


As ações da Qualcomm caíam quase 6 por cento nesta quinta-feira após anúncio da Nokia de que vai parar de produzir aparelhos no padrão CDMA, tecnologia criado pela empresa norte-americana.

A Qualcomm é o principal fornecedor de chips e licenças para celulares compatíveis com o padrão CDMA. A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, informou nesta quinta-feira que abandonou os planos de produzir aparelhos com padrão CDMA em parceria com a japonesa Sanyo Electric e que vai parar de fabricar celulares baseados neste padrão.

Analistas disseram que a notícia foi um jato de água fria para o padrão CDMA e para a Qualcomm, que poderia vender chips e licenças para a joint-venture. "Isso é negativo para a Qualcomm porque havia a possibilidade de que a joint-venture utilizasse seus chips", disse Mike Burton, da ThinkEquity Partners. "A opção da joint-venture pelo CDMA teria colocado ênfase em pesquisa e desenvolvimento para os aparelhos com este padrão."

O padrão CDMA é utilizado por entre 25 por cento a 30 por cento dos assinantes mundiais de telefonia móvel e compete com o padrão GSM, usado por 70 por cento dos 2 bilhões de usuários de telefones celulares no mundo.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293239/visualizar/