Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 22 de Junho de 2006 às 15:06

    Imprimir


O Vaticano informou nesta quinta-feira que o papa Bento 16 nomeou o cardeal de Gênova (Itália), Tarcisio Bertone, 71, como seu novo Secretário de Estado. Bertone substitui o cardeal, também italiano, Angelo Sodano, 79, que esteve 15 anos à frente do cargo, o "número dois" da Santa Sé.

Segundo o comunicado do Vaticano, Bento 16 aceitou a saída de Sodano do cargo, por motivos de idade. Contudo, o Papa pediu para que continuasse à frente da Secretaria de Estado até o dia 15 de setembro de 2006. Neste dia, Bertone será nomeado como novo "número dois" do Vaticano.

O sumo pontífice também nomeou o atual "chanceler" do Vaticano (secretário para as Relações com os Estados), o arcebispo Giovanni Lajolo, como novo titular do "Governatorato" (governo) do Estado da Cidade do Vaticano.

O italiano Lajolo substitui o cardeal Edmund Casimir Szoka, 79, que pediu para sair por motivos de idade.

Bento 16 aceitou a saída de Szoka, mas, assim como Sodano, pediu para que siga como Presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e presidente do governo até 15 de setembro.

Durante muito tempo, o cardeal Bertone foi o "braço direito" do atual papa, quando Joseph Ratzinger era o cardeal que presidia a Congregação para a Doutrina da Fé. Ele atuou ainda como secretário do ex-Santo Ofício, de 1995 a 2002. Bertone também foi encarregado de preparar a publicação do chamado "terceiro segredo de Fátima", no ano 2000, que se referia, segundo informou o Vaticano, ao atentado sofrido por João Paulo 2º na praça São Pedro, em maio de 1981.

Sodano era o "número dois" do Vaticano há 15 anos. Foi um dos secretários de Estado com mais tempo à frente da Secretária de Estado da Santa Sé.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293284/visualizar/