Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Junho de 2006 às 13:55
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Ao encerrar seu roteiro de inaugurações na região Sul de Mato Grosso, o governador Blairo Maggi dedicou-se a assinar convênio para construção de casas populares e inaugurar unidades habitacionais construídas pelo Governo do Estado, em Campo Verde, nesta quarta-feira (21.06). A demanda é devido ao crescimento sócio-econômico do município.

No Jardim Cidade Alta, ele informou à população presente que o termo que assinou vai beneficiar a população que ganha até um salário mínimo, com 200 novas moradias para o município. A obra é de casas do Programa Meu Teto, com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e da Caixa Econômica Federal (CEF). Pela proposta, o Governo do Estado aplica R$ 2,1 mil para cada unidade habitacional, investimento sem ônus para o cidadão.

O programa já existia desde o ano passado na instituição financeira e precisou o Governo do Estado fazer um replanejamento das suas ações para implantar o programa, inclusive com mudanças na legislação. O governador disse que tem feito trabalho junto à instituição bancária para que sejam destinados mais recursos para a habitação.

“Trabalhamos junto ao Governo Federal para que linhas de crédito para casas populares sejam incrementadas”, afirmou. “As pessoas que puderem pagar, vão pagar. Quem não tiver condição, vai ter subsídio do Estado”, disse, sobre a justiça social na oferta das moradias.

Também como parte da política de habitação do Estado para o município, o governador entregou 40 casas populares construídas com verba do Fethab, na modalidade de Bolsa Material de Construção. O conjunto inaugurado fica no bairro Recanto Bosque II.

Ainda no município, o governador assinou convênio com a prefeitura para investir recursos na construção de um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) e Pista de Skate por meio de emendas parlamentares.

O governador informou que no setor de habitação o déficit habitacional no Estado de Mato Grosso é de 130 mil casas populares e que ações como o Programa Meu Teto serão cada vez mais necessárias e incentivadas. “Este ano, com o Programa Meu Teto, a Caixa Econômica Federal entrou com fundo perdido e o Governo de Mato Grosso fez contrapartida”.

Ele citou que fez compromisso de construir 20 mil casas populares em Mato Grosso e que tal quantia já é 50% maior, graças ao uso honesto e eficiente dos recursos públicos.

Segundo o governador, esses investimentos na área social promovida pelo Governo do Estado é uma resposta à atração de empresas na cidade, como é o caso da Sadia, que vai construir um frigorífico no município. “Temos feito gestão junto a essas empresas para que se tenham as condições para elas se instalarem. E a chegada delas vai precisar de gente capacitada, de mais casas populares para os trabalhadores, mais asfalto”, disse Blairo Maggi.

Maggi também inaugurou em Campo Verde a reforma geral das escolas estaduais Ulisses Guimarães e Jupiara, em uma política de dotar instituições de ensino com espaço físico adequado para a aprendizagem. Ao comentar todas as obras, o governador lembrou, mais uma vez, que os recursos são parte da arrecadação de impostos e da contribuição do trabalho de todos os mato-grossenses.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293303/visualizar/