Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Junho de 2006 às 13:42
Por: Luciley Magalhaes

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, por por meio do Juiz da 9ª Zona Eleitoral, José Antônio Bezerra Filho e o Juiz da 47ª Zona Eleitoral, Moacir Rogério Tortato, assinam nesta 6ª feira (23/06), às 9h (horário local), na sede da Faculdade Cathedral, na cidade de Barra do Garças/MT, um convênio para implementação do Projeto Mesário no município.

A parceria entre as duas instituições viabilizará a implementação do projeto, com o objetivo de sensibilizar os estudantes para atuarem como mesários voluntários no pleito de 1º de outubro e eventual 2º turno. A 9ª ZE e a 47ª ZE juntas somam-se 263 seções eleitorais, o que exige um contingente de 1.052 mesários trabalhando. Somente a Faculdade Cathedral possui 1.200 alunos, potenciais candidatos ao voluntariado.

A participação integral do aluno no Projeto Mesário Voluntário valerá como curso de extensão da faculdade, onde ele receberá um certificado com carga horária de 15 a 25 horas extra-curriculares, caso tenha os dois turnos de votação. Outro benefício, é que o aluno que aderir ao projeto receberá um certificado de relevantes serviços prestados para a Justiça Eleitoral. O certificado dá direito a dois dias de folga e poderá servir como desempate em concursos públicos.

Os alunos que se inscreverem voluntariamente para serem mesários, serão selecionados pela Justiça Eleitoral, onde depois farão um treinamento e atuarão no 1º turno das eleições em 1º de outubro e no dia 29 de outubro de 2006, caso haja 2º turno.

A campanha de convocação de mesários voluntários vem sendo desenvolvida pelo Tribunal com objetivo de diminuir o índice de abstenções dos mesários convocados, que nas principais cidades como Cuiabá chega a 20%. Nas demais cidades, o índice chega em média a 10%. Para a realização do pleito deste ano o TRE/MT irá convocar cerca de 30 mil pessoas.

Para participar do projeto basta se voluntariar, estar em dia com a Justiça Eleitoral e ter no mínimo 18 anos. Não podem ser mesários: os candidatos a cargos eletivos, seus cônjuges e parentes por afinidade, até segundo grau; os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; os que pertencerem ao serviço eleitoral.

Para se inscrever o candidato deve procurar um cartório ou posto eleitoral ou acessar a página do TRE/MT, www.tre-mt.gov.br , ou pelo telefone 148. No local onde ocorrerá a solenidade de assinatura do convênio também haverá será montando um posto para inscrições no projeto.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293306/visualizar/