Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Junho de 2006 às 10:30

    Imprimir


No próximo sábado (24.06), cerca de 45 mil animais devem ser vacinados contra a raiva em Várzea Grande. Serão 55 postos de vacinação espalhados por toda a cidade, em escolas, centros comunitários, igrejas e clínicas veterinárias.

De acordo com a diretora de vigilância ambiental de Várzea Grande, Vilma Juscineide de Souza, cães e gatos de qualquer idade devem ser levados aos postos de forma que mantenham a própria segurança e a de outros animais e pessoas que estejam no local.

"Cães pequenos devem estar usando coleiras e os grandes usando focinheiras", explicou Vilma. Segundo ela, apesar de muitos cachorros serem mansos, eles acabam estranhando a presença de animais que não conhecem, sentem-se ameaçados e podem acabar avançando em alguém.

Já com os gatos, o cuidado deve ser redobrado. Eles devem estar enrolados em lençóis ou então estar dentro de sacos ou caixas. "O felino pode ferir o próprio dono, já que é instintivo do animal colocar as unhas para fora no mesmo momento que vê um cão", alertou a diretora.

É importante lembrar que os animais que foram vacinados na campanha do ano passado devem ser vacinados novamente já que nesse período nasceram centenas de animais que não estão imunizados e, portanto, podem transmitir a doença a cães e gatos saudáveis.

O animal contaminado com o vírus da raiva geralmente fica extremamente agressivo com o dono e com outros animais, além de ficar com os olhos embaçados, meio nebulosos. O latido do animal apresenta uma espécie de eco e eles mordem tudo que vêem pela frente.

Os postos estarão funcionando das 8h às 17h e a vacina anti-rábica é gratuita. Os cidadãos que tiverem dúvidas sobre essa ou outras doenças transmitidas para humanos por cães e gatos, podem procurar o órgão ou entrar em contato pelos telefones: 688-3186 e 688-3187.





Fonte: secom/VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293342/visualizar/