Kato inaugura Centro de Excelência no município
Também participaram do evento o prefeito municipal, Júlio César Ladeia, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra(ACITS), Ramão Lopes Chaparro, e representantes das secretarias estaduais de Administração, Indústria, Comércio, Minas e Enegia, Fecomércio, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal e Unemat, além de empresários e estudantes das áreas de Economia e Administração.
Todas essas instituições formaram parceria para a consolidação do Centro de Excelência de Tangará da Serra, com sede na ACITS, formalizando no ato inaugural também a celebração de um convênio de cooperação voltado ao desenvolvimento de atividades de incentivo à classe empreendedora, atividades básicas a serem conduzidas pela unidade. Os trabalhos serão coordenados pelo vice-presidente da Associação Comercial, Anilso Franchini, com assessoria de outros órgãos parceiros no projeto.
Segundo o secretário Antonio Kato, “é preciso que o município volte a ser um dos embriões de conquistas progressistas na área de empreendimentos ousados. Há 15 anos isso era uma realidade salutar”. Ele salientou que a abertura das portas do Centro de Excelência de Tangará da Serra representa uma conquista do governo estadual, “que quer realmente incentivar o empresário a buscar alternativas promissoras em seus campos de atuação”.
Kato citou o desafio feito pelo então titular da Casa Civil, Antônio Pagot, durante workshop realizado na cidade sobre Comércio Exterior: “Tangará dispõe de condições amplamente favoráveis para que possamos desenvolver idéias e, assim, gerar dividendos importantes no tocante a um equilíbrio e mesmo expansão da economia regional. Eis que todos responderam positivamente, aceitando o desafio de lutarmos para engrandecer mais o município e toda a região Médio Norte”.
Ele enfatizou que o Centro de Excelência tem caráter de atendimento ampliado à região Médio Norte, não apenas ao município de Tangará e os mais próximos. “Os empreendedores tangaraenses reivindicam mais apoio para externar e concretizar idéias que realmente têm potencial produtivo e gerador de produtos para exportação. Sabemos que há uma infinidade de caminhos a serem seguidos para que a prosperidade bata às portas de um município e toda a região. São alternativas ainda pouco exploradas, ou inexploradas por completo. É uma nova visão aberta de Tangará para o restante do mundo. O comércio internacional é inesgotável de opções, mas deve ser trabalhado com consistência, com projetos. Caso contrário, os esforços se diluem. O Centro de Excelência tem o propósito de prestar este suporte”.
O prefeito Júlio César Ladeia não poupou elogios a iniciativa do governo. “Tangará tem sido assistida pela atual gestão. Não estamos abandonados. Sentimos que há uma mentalidade de abraçar a causa do progresso tangaraense. E podem contar conosco para colaborar com esta empreitada. Estamos investindo no presente e no futuro das gerações”.
Emocionado, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra, Ramão Lopes Chaparro, também destacou que a inauguração do Centro de Excelência de Tangará assinala um marco histórico nas várias etapas de progresso da faixa existencial de Tangará. “Nós estamos entusiasmados e acreditando que o futuro começa aqui, agora, para abrilhantar mais todos os projetos que pensem além do cotidiano comercial. É necessário ser empreendedor, não parar no tempo. A Associação Comercial está preparada e se dispõe para auxiliar em tudo aquilo que contribuir significativamente com nosso município e a região Médio Norte”.
Segundo o economista Vivaldo Lopes, a cada Centro de Excelência inaugurado, o Estado se estrutura no âmbito empreendedor. “Nosso objetivo é fazer com que os empreendedores mato-grossenses tenham maiores perspectivas para investir com maior segurança e desenvoltura os seus projetos, transformando-os potencialmente em fontes geradoras de renda e de progresso para si e o Estado”.
ACITS reinaugura sua sede na mesma data
Antes da cerimônia de inauguração do Centro de Excelência em Comércio Exterior, a diretoria da ACITS – Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Várzea Grande promoveu a reinauguração da sua sede, completamente reformada e ampliada. Foram descerradas duas placas pelas autoridades presentes na ACITS, alusivas à conclusão das obras de reforma do prédio e galeria de ex-presidentes da entidade.
A ACITS foi fundada em 27 de janeiro de 1981, quando Tangará da Serra estava apenas com quatro anos de emancipação. Por esse motivo, o Estatuto da entidade foi registrado em cartório na cidade de Barra do Bugres. Na oportunidade, foi nomeado Francisvaldo Cunha Oliveira para presidente interino.
A construção da sede teve início com a doação de terreno pelo então prefeito municipal Manoel F. de Andrade, e em 1989, na gestão do empresário Olivo Bigolin, deu-se início à construção (local atual do auditório). Com o término da gestão de Nildo Lima Queiroz, em 93, a sede e auditório passaram a funcionar conjuntamente.
Já a construção da sede térrea começou efetivamente em 1995, no exercício administrativo de Hélio João Cavagnolo, sendo concluída pelo presidente Irineu Michelin, em 97. A reforma da parte térrea aconteceu em 2005 e 2006, sob o comando do empresário e presidente da ACITS Ramão Lopes Chaparro.
Comentários