Fundação MT realiza visita técnica de algodão
Uma das novidades da programação é a visita nos ensaios de competição de cultivares realizados em grandes parcelas, conhecido como modelo Australiano de avaliação. Este tipo de ensaio permite detalhar as informações da performance comercial das cultivares aliada com os dados técnicos de pesquisa. Oito variedades de algodão, entre elas a FMT 501 e FMT 701, estão sendo analisadas em ensaios de maior proporção. Além dos ensaios do modelo australiano, na visita será mostrado também os ensaios feitos em menor parcela.
Produtores e técnicos poderão ver in loco a boa produtividade e rusticidade, se informar sobre a qualidade da fibra, saber quanto a resistência à doença, precocidade e tolerância à nematóides. Os participantes poderão observar a diferença de cultivar resistente e de outra suscetível às doenças da lavoura e ainda irão conferir a análise comparativa entre cultivares transgênicas e convencionais.
A equipe técnica do Programa de Melhoramento Genético do Algodão da Fundação MT apresentará aos participantes da visita técnica cultivares de algodão sobre o cenário da cotinocultura, as projeções da atividade e sobre as novas cultivares da Fundação MT.
Comentários