Municípios de Mato-Grosso desenvolvem projetos com cidades italianas
Os dois acordos são alguns dos resultados da visita da Delegação Brasileira à Itália, cujo representante do Estado de Mato grosso é o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato. A missão está no país europeu há uma semana e fecha sua agenda de trabalho nesta terça-feira (20/07), com a assinatura do protocolo de intenções com a Provícia de Torino. "Estabelecemos parcerias em várias áreas, sobretudo econômica, social, cultural de turismo e ambiental”, explicou o secretário.
O prefeito de água Boa, Maurício Tonhá, que também faz parte da missão, observou que a partir de agora seu muncípio faz parte do projeto “100 Cidades”, um programa que possibilita a integração de 100 cidades brasileiras com 100 cidades italianas. “Há um universo de ações que podem ser exploradas nessa parceria. Temos muita coisa para serem trabalhadas em conjunto”, salientou o prefeito.
Para Vettorato, são as áreas de Turismo e Cultura que irão fortalecer projetos em outras áreas nessa integração entre Mato-Grosso e Itália. Representantes da cidade de Turim já garantiram participação na Literamérica 2006. O secretário destacou também a intenção de criação de uma unidade de bio-combustível, pela sociedade Ítalo-brasileira, sediada em Barra do Garças. “É um plantio de sementes que, se bem cuidadas, gerarão bons frutos no futuro. Não se pode simplesmente assinar protocolos e mantê-los na gaveta”, advertiu Vettorato.
O fortalecimento da integração entre Mato-Grosso e Itália ocorrerá também por meio de visitas de empresários italianos a alguns municípios mato-grossenses. Dentro de 15 dias, o município de Alto Araguaia (415 ao Sudeste de Cuiabá) receberá uma delegação italiana. “Existem entendimentos para a realização de um programa na área de bovino-cultura e para a instalação de uma indústria italiana nessa região”, afirmou o secretário.
Comentários