Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 20 de Junho de 2006 às 04:40

    Imprimir


O chefe do governo regional do País Basco (norte), o nacionalista moderado Juan José Ibarretxe, pediu nesta segunda-feira "perdão" às vítimas do grupo terrorista e separatista ETA, durante uma homenagem aos mortos e feridos do atentado de Hipercor.

"As instituições bascas compartilham com todas as vítimas do terrorismo o sofrimento que tiveram. Lamentamos a solidão na qual (...) tiveram de suportar a dor pela perda dos entes queridos. Pedimos perdão por esse distanciamento que, às vezes, vocês sentiram dos poderes públicos", afirmou Ibarretxe em carta lida pela diretora do Gabinete de Atenção às Vítimas do Terrorismo, subordinado ao governo basco.

Maixabel Lasa, cujo marido foi morto pelo ETA (Euskadi Ta Askatasuna, ou Pátria Basca e Liberdade) em julho de 2000, leu a carta durante um ato de homenagem às vítimas do ataque de 19 de junho de 1987, no Hipercor de Barcelona (Catalunha, nordeste), com saldo de 21 mortos e 45 feridos, um dos mais sangrentos da organização separatista armada basca.

Ibarretxe, pertencente ao Partido Nacionalista Basco (PNB, no poder desde 1980 e contrário à violência do ETA), reafirmou aos parentes e amigos das vítimas seu "compromisso de construir o futuro da nossa convivência, a partir da memória, justiça e reconhecimento às vítimas".

O "lehendakari" (cargo similar a governador) reconheceu "o papel essencial das vítimas no processo de paz", já que "sua memória deslegitimará para sempre a violência, e sua dor constituirá o melhor incentivo para que trabalhemos ativamente com o objetivo de alcançar o fim definitivo da violência".





Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293749/visualizar/