Cineasta dá aula inaugural do projeto Revelando os Brasis
Segundo o cineasta, "na época do Juscelino Kubitschek, quando nós saíamos para fazer documentários sobre as obras públicas, todos pensavam que éramos engenheiros do DNER Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, que carregavam tripés e câmeras". Ele acrescentou: "Vocês me fazem lembrar dessa época, da descoberta das várias faces de um país".
Até o dia 30, os selecionados moradores de municípios com menos de 20 mil habitantes que estão produzindo vídeos digitais sobre suas comunidades participarão de oficinas na sede do Canal Futura, parceiro do projeto. Essas produções também serão exibidas pelo canal de TV a cabo, em novembro.
Entre os participantes do projeto está o indígena José Kaxinawá, de 23 anos, que vive no município de Jordão, no Acre. "Para mim e para a minha aldeia, vai ser muito importante a exibição desse documentário. É sobre a história do meu pai, que aprendeu a ler com os seringueiros, fez faculdade de Letras e hoje dá aulas na nossa aldeia", contou.
O secretário do Audiovisual, Orlando Senna, informou que as produções selecionadas estão igualmente divididas em documentários e obras de ficção. E anunciou que tenta negociar uma terceira edição do Revelando os Brasis, projeto que "amplia o acesso dos brasileiros à linguagem audiovisual".
Comentários