Contra "freguês" histórico, Itália busca classificação para segunda fase
Em nove partidas contra os rivais de hoje, os italianos venceram sete confrontos e só empataram duas vezes. Além disto, marcaram 39 gols e sofreram apenas dois --no empate por 1 a 1, em 1992, e na goleada por 7 a 1, em 1934.
Para manter a invencibilidade contra os norte-americanos e ficar perto de uma vaga para as oitavas-de-final --dependendo do resultado da partida entre República Tcheca e Gana, a equipe pode até garantir a classificação antecipada--, o técnico Marcello Lippi poderá contar com as voltas de Gianluca Zambrotta e Gennaro Gattuso, que desfalcaram o time na estréia devido a problemas musculares.
Com a volta dos dois titulares, Cristian Zaccardo e Simone Perrotta, que iniciaram o jogo contra Gana, devem voltar ao banco de reservas.
Autor do primeiro gol italiano no Mundial, o meia Andrea Pirlo, do Milan, que foi um dos destaques da rodada inaugural do torneio, é uma das esperanças da equipe para manter uma invencibilidade de 19 jogos sem perder.
A Itália não é derrotada desde o dia 9 de outubro de 2004, quando caiu diante da Eslovênia por 1 a 0, fora de casa, em jogo válido pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.
Estados Unidos
Esquecer a derrota por 3 a 0 para a República Tcheca e conquistar sua primeira vitória na competição. Este é o objetivo dos norte-americanos, que precisam de um resultado positivo para continuarem sonhando com a classificação.
Para dar uma maior movimentação à equipe, o técnico Bruce Arena deve promover algumas alterações em seu time titular.
O jovem atacante Eddie Johnson, de 22 anos, que entrou no segundo tempo do jogo passado, deve substituir o meia Convey e formar a dupla ofensiva dos Estados Unidos com o experiente Brian McBride.
Quem também pode ganhar uma vaga no time titular para o duelo contra os italianos é o meia John O'Brien, que entraria no lugar de DaMarcus Beasley, que foi muito pelo treinador após a derrota na estréia.
ITÁLIA Buffon; Zambrotta, Nesta, Cannavaro e Grosso; De Rossi, Gattuso, Pirlo e Totti; Gilardino e Totti. Técnico: Marcello Lippi
ESTADOS UNIDOS Keller; Cherundolo, Pope, Onyewu e Lewis; Mastroeni, Reyna, Donovan e Beasley (O'Brien); Eddie Johnson (Convey) e McBride. Técnico: Henri Michel
Local: Fritz-Walter Stadion, em Kaiserslautern Horário: 15h Árbitro: Jorge Larrionda (URU) Na TV: Bandsports, Directv, ESPN Brasil, Globo e Sportv
Comentários