Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 17 de Junho de 2006 às 08:37

    Imprimir


A maior pesquisa setorial já realizada recentemente no ramo de móveis será um dos destaques do Congresso Nacional Moveleiro, evento de âmbito nacional que pela primeira vez reunirá especialistas, consultores, estudiosos, fabricantes, fornecedores e representantes de entidades relacionadas para discutir a fundo a realidade vivida pelo setor de móveis interna e externamente. O objetivo é, por meio de números consistentes, avaliar as reais dificuldades e oportunidades desse mercado. O Congresso, promovido pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com o Sebrae Nacional, será realizado nos dias 28 de 29 de junho no Expoara, em Arapongas (norte do Paraná) durante a FIQ 2006 – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira.

O estudo intitulado “Panorama do Setor Moveleiro brasileiro: de onde viemos e conjuntura atual”, será apresentado no primeiro dia do evento durante as discussões sobre mercado interno, às 8h45m, pelo economista, consultor e especialista em marketing industrial Marcelo Prado, também diretor do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), instituto que realizou a pesquisa juntamente com Sebrae, Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos no Brasil) e Movergs (Associação das Industrias de Móveis do Rio Grande do Sul). Finalizado em dezembro de 2005, o levantamento contempla três grandes panoramas do setor: o mercado mundial, o mercado brasileiro e a demanda interna por móveis. Ao todo, participaram da pesquisa mais de 500 indústrias de móveis de 15 diferentes pólos produtores, em 30 redes varejistas do país e, para traçar o perfil do mercado externo, foram envolvidos institutos, organismos e instituições internacionais. “É preciso informação de mercado para sair deste obscurantismo do cenário. O mercado de móveis se transforma, cresce e se estrutura silenciosamente, é preciso conhecê-lo para reagir e participar desse processo da melhor maneira.”, comenta Marcelo Prado.

O resultado foi o mapeamento dos movimentos do mercado externo, identificando a produção, consumo e distribuição de móveis mundialmente. Serão apresentados para os participantes o perfil dos maiores exportadores e importadores e o destino dessas compras na União Européia e Estados Unidos, assim como será avaliada também a condição da China como grande concorrente dos produtos brasileiros. “Estamos às vésperas de um processo de transferência de produção industrial para o território de países com baixos custos de produção. Precisamos avaliar qual o papel que o Brasil quer assumir nesse contexto e o que pode ser feito para isso.”, explica o especialista.

Em relação ao mercado interno, a pesquisa mapeou como está estruturada a indústria brasileira, seu perfil de produção, a concentração regional, evolução recente, canais de distribuição, fragmentação do setor e desafios ao crescimento. Além disso, um importante estudo sobre o consumo e a demanda de móveis envolveu todas as regiões do país, avaliando poder aquisitivo, regionalidades e importância que o brasileiro dá ao móvel. “A idéia é que as informações sejam transformadas em ações. Ver como o mercado está caminhando é enxergar as oportunidades e em que grau, como empresário, o sujeito está participando dessas oportunidades. A análise deve servir de subsídio para desenvolver estratégias de crescimento.”, analisa Prado.

Programação Durante os dois dias do Congresso Nacional do Setor Moveleiro, especialistas e consultores vão mostrar painéis da conjuntura nacional e internacional, especificando como o comportamento do empresário moveleiro brasileiro pode se adequar às novas perspectivas. Representantes dos 12 pólos moveleiros brasileiros e 72 APL’s de móveis também integrarão as discussões, que incluem a revisão do modelo produtivo brasileiro - concentrado hoje na fabricação do mobiliário e não na viabilização de mercado para os produtos. Como resultados, o Congresso vai elaborar um documento que estabelece uma agenda positiva de ações relativas ao comportamento do setor e empresas para aumentar a competitividade e às políticas econômicas para reduzir os gargalos da produção. Também será elaborado um comitê com representantes do setor que organizarão os congressos subseqüentes. O Congresso Nacional do Setor Moveleiro será um evento itinerante realizado anualmente em feiras nacionais do setor. A próxima edição do evento deve ser promovida em São Paulo.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/294277/visualizar/