Congresso moveleiro terá apresentação de pesquisa nacional do setor
O estudo intitulado “Panorama do Setor Moveleiro brasileiro: de onde viemos e conjuntura atual”, será apresentado no primeiro dia do evento durante as discussões sobre mercado interno, às 8h45m, pelo economista, consultor e especialista em marketing industrial Marcelo Prado, também diretor do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), instituto que realizou a pesquisa juntamente com Sebrae, Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos no Brasil) e Movergs (Associação das Industrias de Móveis do Rio Grande do Sul). Finalizado em dezembro de 2005, o levantamento contempla três grandes panoramas do setor: o mercado mundial, o mercado brasileiro e a demanda interna por móveis. Ao todo, participaram da pesquisa mais de 500 indústrias de móveis de 15 diferentes pólos produtores, em 30 redes varejistas do país e, para traçar o perfil do mercado externo, foram envolvidos institutos, organismos e instituições internacionais. “É preciso informação de mercado para sair deste obscurantismo do cenário. O mercado de móveis se transforma, cresce e se estrutura silenciosamente, é preciso conhecê-lo para reagir e participar desse processo da melhor maneira.”, comenta Marcelo Prado.
O resultado foi o mapeamento dos movimentos do mercado externo, identificando a produção, consumo e distribuição de móveis mundialmente. Serão apresentados para os participantes o perfil dos maiores exportadores e importadores e o destino dessas compras na União Européia e Estados Unidos, assim como será avaliada também a condição da China como grande concorrente dos produtos brasileiros. “Estamos às vésperas de um processo de transferência de produção industrial para o território de países com baixos custos de produção. Precisamos avaliar qual o papel que o Brasil quer assumir nesse contexto e o que pode ser feito para isso.”, explica o especialista.
Em relação ao mercado interno, a pesquisa mapeou como está estruturada a indústria brasileira, seu perfil de produção, a concentração regional, evolução recente, canais de distribuição, fragmentação do setor e desafios ao crescimento. Além disso, um importante estudo sobre o consumo e a demanda de móveis envolveu todas as regiões do país, avaliando poder aquisitivo, regionalidades e importância que o brasileiro dá ao móvel. “A idéia é que as informações sejam transformadas em ações. Ver como o mercado está caminhando é enxergar as oportunidades e em que grau, como empresário, o sujeito está participando dessas oportunidades. A análise deve servir de subsídio para desenvolver estratégias de crescimento.”, analisa Prado.
Programação Durante os dois dias do Congresso Nacional do Setor Moveleiro, especialistas e consultores vão mostrar painéis da conjuntura nacional e internacional, especificando como o comportamento do empresário moveleiro brasileiro pode se adequar às novas perspectivas. Representantes dos 12 pólos moveleiros brasileiros e 72 APL’s de móveis também integrarão as discussões, que incluem a revisão do modelo produtivo brasileiro - concentrado hoje na fabricação do mobiliário e não na viabilização de mercado para os produtos. Como resultados, o Congresso vai elaborar um documento que estabelece uma agenda positiva de ações relativas ao comportamento do setor e empresas para aumentar a competitividade e às políticas econômicas para reduzir os gargalos da produção. Também será elaborado um comitê com representantes do setor que organizarão os congressos subseqüentes. O Congresso Nacional do Setor Moveleiro será um evento itinerante realizado anualmente em feiras nacionais do setor. A próxima edição do evento deve ser promovida em São Paulo.
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