Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Dezembro de 2013 às 17:54
Por: Camila Cecílio

    Imprimir


O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse que o índice de criminalidade caiu em Mato Grosso neste ano. As principais baixas foram constatadas nos números relacionados a homicídio, assalto a bancos e a caixas eletrônicos, sendo que o único delito que não registrou redução foi roubo de veículos. Em contrapartida, o chefe da pasta afirma que a violência na prática do crime aumentou, de forma que os criminosos estão mais violentos. “Antes, uma pessoa entrava em uma casa sorrateiramente para roubar uma bicicleta. Hoje, ela entra nessa casa armada, bate na mulher, dá tiro, sai, e tudo para cometer o mesmo delito”, exemplifica.


 
  Para Bustamante, o problema é social e não policial. “Isso é formação educacional, família, isso não é polícia, a polícia faz a prevenção e repressão”, pontua. Apesar de acreditar que os fatores sejam sociais, reconhece que é preciso estudar o assunto, o que já vem sendo feito por especialistas da UFMT. A intenção é verificar o motivo do crescimento desse tipo de violência para melhor compreensão dos fatos.


 
  As informações foram passadas pelo secretário durante participação no RDTV desta quarta (4). Na entrevista ao grupo, adiantou que uma das ações para até o final da gestão do governador Silval Barbosa (PMDB) é a premiação de policiais por metas de redução da criminalidade atingidas. As unidades que conseguirem atingir o objetivo estipulado pela pasta serão recompensadas diretamente no salário, assim como já acontece em Pernambuco e em Minas Gerais. Para que dê certo, no entanto, é preciso que tanto as polícias Militar e Civil quanto a Politec e o Corpo de Bombeiros trabalhem juntos.


 
  Outra grande expectativa da secretaria de Segurança Pública é o planejamento para a Copa de 2014. Nesta sexta (6), na Costa do Sauípe (BA), será o sorteio dos times que vão jogar no Estado e, dependendo das seleções, a pasta fará a análise de risco para verificar se algo deve ser alterado ou não. Enquanto isso, o planejamento estratégico já foi encaminhado a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), assim como todo o procedimento operacional padrão que é executado pela SESP.


 
  As primeiras tecnologias previstas para o Mundial também já estão chegando, como câmeras de segurança que deverão ser instaladas em pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea. Além disso, um concurso público será realizado em janeiro, qual disponibiliza 2,1 mil vagas. “A proposta é a compatibilização da tecnologia e pessoal”, observa. O secretário ainda faz questão de frisar que o legado da Copa de 2014 será para a população. “Não estamos fazendo nada para a Copa, mas para a sociedade”, reforça.


 
  De acordo com Bustamante, o governo federal já liberou cerca de R$ 200 milhões. Além das obras da Copa, os recursos estão sendo investidos em capacitação dos profissionais da Segurança e no reforço das regiões de fronteira.




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2944/visualizar/