Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Junho de 2006 às 04:15

    Imprimir


Cidadania e transparência fiscal foram a tônica do discurso do secretário de Estado de Fazenda, Waldir Júlio Teis, nesta quarta-feira (14.06), na abertura do 1º Encontro Mato-grossense Sefaz/Contabilista, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento reuniu autoridades, contabilistas e servidores fazendários.

Waldir Teis declarou a satisfação em manter a parceria e o relacionamento entre o Estado, por meio da Secretaria de Fazenda, e os contabilistas. “Este encontro é resultado disso”, afirmou o secretário, ao enaltecer que é uma forma de disseminar o exercício da cidadania.

“A maioria das pessoas acha que exercer o voto e assistir a programas eleitorais é exercer a cidadania”, disse Teis, chamando atenção que o exercício do voto não é uma aposta de jogo e que não é dessa forma que se muda um país. “A sociedade reclama da alta carga tributária, mas se não exercer o papel de cidadania, de fiscalizar onde está sendo aplicado o recurso público, não adianta reclamar”, completou o secretário.

Além disso, Waldir Teis, falou ainda sobre as desigualdades regionais, onde o poder dos Estados maiores engole os menores; sonegação de impostos e novos sistemas que estão sendo implementados pela Secretaria de Fazenda para facilitar o acesso aos contabilistas. “Hoje os profissionais conseguem resolver grande parte dos seus problemas através do portal da Sefaz, sem precisar se deslocar até a Secretaria ou agências fazendárias”, alertou.

Para finalizar, o secretário de Fazenda destacou a importância da participação da sociedade na fiscalização da aplicação correta do dinheiro público. “Os cidadãos tem que ajudar a fazer as contas, ir para cima do administrador público e dizer que está gastando mal. Só é possível melhorar se houver reclamação”, concluiu Waldir Teis.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCMT), Ironei Márcio Santana, afirmou que o Estado tem na categoria contábil uma forte aliada e que em poucas oportunidades os contabilistas puderam manter um canal de interlocução com o Estado. “Felizmente, com a modernização fazendária e a gestão do secretário Waldir Teis, que pugna pela transparência fiscal, existe hoje este caminho, que é um avanço para todos nós”.

Durante todo o dia o encontro teve palestras com temas diversos de interesse dos contabilistas e servidores da Secretaria de Fazenda, como “Crime contra a ordem tributária”, com o delegado de Polícia Fazendária, Wilton Massao Ohara; “Responsabilidade do contabilista e do contribuinte”, com o delegado da Polícia Fazendária de Mato Grosso, Rogério Atílio Modelli; e “Novo modelo de atendimento da Sefaz”, com a superintendente do Ciac/Sefaz, Ana Maria Brandão.

Outras palestras também foram destaque, como “Contabilista, servidor público e empresário”, com o promotor de Justiça, Mauro Zaque de Jesus; “Projeção e análise da receita pública”, com o gerente de Informações de Outras Receitas da Sefaz, Jonil Vital de Souza; “Consciência Fiscal”, com o coordenador do programa Consciência Fiscal, Odenor Aquino; “A responsabilidade criminal do contabilista”, com o juiz Federal, Julier Sebastião da Silva; e “Sistema CFC/CRC’s e as burocracias da atividade contábil”, com o vice-presidente de fiscalização do CFC, Enory Luiz Spinelli e o presidente do CRCMT, Ironei Márcio Santana.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/294657/visualizar/