TRE/MT cria mecanismo na internet para receber inscrição de mesário voluntário
A Justiça eleitoral mato-grossense convocará cerca de 30 mil pessoas para trabalhar nas eleições deste ano. Nas principais cidades do Estado, como Cuiabá, a ausência atinge índice de 20%; nas demais cidades, em média 10% dos convocados não comparecem nas seções.
Para o desembargador Antonio Bitar Filho, além de prestar uma grande serviço ao país, exercer a cidadania, contribuir com a democracia, atuar como mesário voluntário permitirá ao cidadão conhecer e fazer novos amigos ou, pelo menos, reencontrar pessoas com as quais, em eleições anteriores, dividiram a tarefa cívica de garantir a realização de eleições. “O mesário é um dos principais personagens de uma eleição”, ponderou o presidente.
A ficha de inscrição funciona como um e-mail. Quando preenchida e encaminhada, ela é remetida à Coordenadoria de Desenvolvimento e Recursos Humanos do TRE/MT, responsável pelo Projeto Mesário Voluntário. Desse setor, as informações são enviadas para os respectivos Cartórios das cidades e seções onde o eleitor-voluntário está inscrito.
O principal benefício para aqueles que são convocados como mesários é a folga de dois dias no trabalho por dia de convocação. O ausente, por sua vez, sofre penalidades pelo não comparecimento.
Comentários