Várzea Grande ganha Centro de Excelência em Comércio Exterior
A unidade resulta de parcerias firmadas entre Governo do Estado e instituições públicas e privadas. A previsão é de que funcionará em regime intensivo, com instrutores graduados em Comércio Exterior. Os técnicos cumprirão plantão diário de duas horas. Mais dois Centros de Excelência serão inaugurados no Estado dentro de mais alguns dias (Tangará da Serra e Cáceres), igualmente estruturados no modelo da unidade várzea-grandense.
O objetivo principal é fazer com que os empreendedores mato-grossenses tenham maiores perspectivas para investir seguramente seus projetos, transformando-os potencialmente em fontes geradoras de renda e progresso para si e o Estado, explicou Vivaldo Lopes, um dos palestrantes dos workshops que vêm acontecendo no Estado, presente à inauguração.
Participaram da inauguração o secretário-chefe da Casa Civil, Antonio Kato, o prefeito várzea-grandense Murilo Domingos, o ex-secretário Luiz Antônio Pagot,o reitor da Univag Dráuzio Antônio Medeiros e presidente da Acivag, Fernando Chaparro.
Também estiveram prestigiando o evento várias autoridades ligadas aos governos estadual e municipal, além de vereadores e professores, muitos dos quais estarão participando ativamente do processo de realização de cursos periódicos no local.
O prefeito Murilo Domingos lembrou que Várzea Grande dispõe de plenas condições de se tornar referência no segmento empreendedor, em virtude da série de empresas aqui implantadas (cerâmicas, frigoríficos, distribuidoras, beneficiadoras de arroz, secos e molhados, etc.).
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Antonio Kato, que representou o Governo do Estado, “este ato significa a essência da filosofia do cooperativismo e associativismo. É um extrato que reúne forças. Tem a nobre missão de buscar novos horizontes e mesmo um novo futuro e economia pujante para VG e Mato Grosso, em geral”.
Kato destacou que o Centro de Excelência é realmente uma obra-prima resultante do esforço obstinado do seu antecessor na Pasta, Luiz Antônio Pagot
. Ele observou que o empreendimento que VG agora irá operacionalizar a favor do empresariado é notável em todos os sentidos, posto que também representa um ato de cidadania.
“Mato Grosso tem destinos promissores. Possuímos três biomas que podem ser explorados, redundando em avanços ao Estado. E o empresariado tem interesse em assimilar mais conhecimentos”.
Também se pronunciando, o reitor da Univag, Dráuzio Medeiros, lembrou quando da formação da idéia de se inaugurar um Centro de Excelência em Comércio Exterior, debatida durante workshop na Univag, comandado pelo então secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot.
“Podem contar conosco para continuarmos a prestar toda a colaboração possível ao pleno sucesso da unidade que VG recebe e que, posso assegurar, fará bom uso”.
Mercovag 2007
No seu pronunciamento, o ex-titular da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, Luiz Antônio Pagot, sublinhou a importância que o Centro de Excelência em Comércio Exterior terá para a retomada do desenvolvimento do município várzea-grandense, recolocando-o novamente na condição de pólo progressista. Vários empresários do município de Rosário Oeste já confirmaram que estarão fazendo curso na unidade.
“Este Centro de Excelência nasceu com a determinação do governador Blairo Maggi em estabelecer um Programa de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior em Mato Grosso”.
Pagot também disse que as parcerias consolidadas foram de importância extrema para o sucesso da empreitada, citando a colaboração da Fiemt, Fecomércio, Facmat, Univag, Acivag, Prefeitura de VG e o empenho do Governo do Estado.
“Mato Grosso está passando hoje por um círculo virtuoso interessante: o Estado de MT, de fronteira agrícola, se tornou uma fronteira tecnológica. E a tendência é de ir melhorando progressivamente”.
O mentor do Centro de Excelência acredita que há um potencial inexplorado no mercado mato-grossense. “Basta procurar, ter interesse. Essas ações que resultaram no primeiro Centro de Excelência nasceram mesmo no workshop realizado na Univag. Fiz questão que VG saísse na frente por ser um município emblemático. Mesmo porque VG precisa de um grande salto junto ao desenvolvimento. Apesar de que projetos como este necessitam de entusiasmo e perseverança para realmente funcionar”.
Aproveitando a ocasião, Pagot lançou uma proposta para a realização do Mercovag 2007, evento que acontecerá dentro das comemorações de aniversário de Várzea Grande.
Pagot disse que a instituição do Mercovag vai abrir as portas de Várzea Grande para estabelecer rodadas de negociação com municípios de Várzea Grande e outros estados, expandindo naturalmente a sua potencialidade. O ex-secretário conseguiu de imediato apoio do prefeito Murilo Domingos e da Univag, instituição representada pelo reitor Dráuzio Medeiros.
Comentários