Centro de Comércio Exterior é inaugurado em Várzea Grande
A idéia de implantar o Centro de Comércio Exterior foi idealizada pelo ex-secretário Chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, durante um workshop realizado no município. Essa mesma proposta também foi levada a outras regiões pólos de Mato Grosso. O próximo município a receber o empreendimento será Tangará da Serra, cuja inauguração está marcada para o dia 20 deste mês.
Para o presidente da Acivag, José Fernando Chaparro, a unidade do centro de Várzea Grande será bastante visitada, uma vez que os micros e pequenos empresários não precisarão mais se deslocar até Cuiabá para obter informações relacionadas ao mercado estrangeiro. "As informações serão disponibilizadas nesta unidade", frisou Chaparro agradecendo ao Governo do Estado pela escolha da Acivag para sediar o Centro de Comércio Exterior de Várzea Grande.
Luiz Antônio Pagot, disse que a criação do centro nasceu porque o atual governo demonstrou o desejo em ver crescer o Estado de Mato Grosso. "O compromisso do governador Blairo Maggi, aliado aos esforços da prefeitura, associações, universidades e classe empresarial, possibilitou que esse projeto, que era sonho, se tornasse realidade", lembrou.
Pagot disse ainda que fez questão de que Várzea Grande fosse a primeira cidade a receber o Centro de Comércio Exterior porque acredita muito na potencialidade comercial do município. "Aqui se tem um grande mercado institucional. Queremos em pouco tempo receber uma gama de pedidos de projetos de empresários de Várzea Grande.
Com a inauguração dessa unidade o município dará um salto de qualidade", destacou o ex-secretário pedindo que empreendedores do local acreditem e invistam em novos projetos, destacando três itens básicos para obter sucesso: Entusiasmo, ação e perseverança.
O secretário-Chefe da Casa Civil, Antônio Kato, disse que todos os grandes líderes constroem e buscam realizar sonhos, que ao serem concretizados se tornam atos de cidadania. "O ato que estamos realizando agora representa também a filosofia do corporativismo, uma vez que conta com o esforço de todos os envolvidos que acreditam na proposta de desenvolvimento".
Kato elogiou a iniciativa do ex-secretário Luiz Antônio Pagot na realização dos workshops e na proposta de criação de Centro de Comércio Exterior. "O Pagot com certeza é uma das pessoas que mais contribuiu para o crescimento deste Estado. Com sua visão e capacidade empresarial tem possibilitado que municípios conquistem o desenvolvimento econômico".
"O grande desafio desta administração é fazer com que Várzea Grande retome o seu desenvolvimento econômico, para que possamos fazer justiça social", sublinhou o prefeito Murilo Domingos, agradecendo ao governo da Estado a criação do Centro de Comércio Exterior.
O prefeito disse ainda que embora Várzea Grande tenha saído na frente de muitos municípios - com a inauguração do centro - a cidade quer ser parceira de outras cidades de Mato Grosso. "Somente com a união de todos os municípios teremos um Estado verdadeiramente forte e socialmente justo", destacou.
João Virgilio Sobrinho (Procurador Geral do Estado); João Clini (Vice-presidente da Associação Comercial de Cuiabá); Manoel Gomes da Silva (Superintendente da Facmat); Percival Muniz (Presidente do PPS); Drauzio Medeiros (Reitor da Univag); Wilton Coelho (Vereador); e os secretários do município, Adão Larrea (Desenvolvimento Econômico); José Marques Braga (Planejamento); Elismar Bezerra (Educação); e José Bolanger de Almeida (Fazenda), também estiveram prestigiando o evento.
RODADA DE NEGÓCIOS- Durante a inauguração do Centro de Comércio Exterior, Luiz Antônio Pagot, lançou um desafio à administração local, bem como aos empreendedores do município. "Várzea Grande terá que se preparar para a realização de uma grande rodada de negócios com a exposição de seus produtos", lançou Pagot batizando o evento de MERCOVAG - que deve ser incluído no calendário de festividades do aniversário da cidade, comemorado no dia 15 de maio.
O ex-secretário disse que quer ver Várzea Grande vendendo seus produtos para todo Brasil, bem como para o mercado internacional. "Sabemos que várias empresas instaladas na cidade já estão exportando para outros países os seus produtos. Queremos ampliar esse leque de oportunidades também para os micros e pequenos empreendedores" destacou Pagot pedindo para que os empresários apostem também nesta idéia. "O empresário que aderir esse projeto verá o quanto Várzea Grande pode oferecer para o mundo", concluiu.
Acreditando também nesta proposta de desenvolvimento, o prefeito Murilo Domingos disse que o município, bem como a classe empresarial, aceitam o desafio e que no próximo ano será realizada uma grande feira com rodada de negócios e venda de produtos. "Vamos mais uma vez, unir forças para que esse evento seja realizado não só no ano que vem, mas que seja incluído definitivamente, no calendário de festividades de Várzea Grande", concluiu.
Comentários