Combate ao Trabalho Infantil reúne mais de 1,5 mil crianças
Hoje, 12 de Junho, data instituída pela Organização Internacional do Trabalho(OIT) como Dia de Combate ao Trabalho Infantil, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano(SMASDH), organizou uma série de apresentações na praça.
Em clima de festa, as crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil(Peti), fizeram apresentações artísticas e culturais. No clima da Copa do Mundo, um grupo de crianças apresentou o clássico “Brasileirinho”, chorinho composto por Valdir Azevedo e Altamiro Carrilho.
As apresentações de teatro, músicas e danças regionais chamaram a atenção de que passou pela praça na manhã de hoje. O comerciário Luiz Otávio de Oliveira Cardoso, 42 anos, assistiu à distância. “É bonito e agradável vermos tantas crianças reunidas assim, uniformizadas, alegres e envolvidas com cultura e não com a violência das ruas”, disse Cardoso.
O evento teve como mestre de cerimônia o casal de estudantes Cícero Rother, de 14 anos, e Janaína Caçupá, de 17 anos.Cícero é bolsista do Peti, enquanto Janaína, ex-bolsista do Peti, agora integra o Agente Jovem, outro programa social executado em Cuiabá pela parceria Governo Federal/Prefeitura.
A gerente do Peti, Marci Barros Rocha, disse que a Prefeitura trouxe para a Praça Alencastro uma mostra do trabalho desenvolvido com as crianças nas 21 unidades onde acontece a Jornada Ampliada . Marci explicou que Jornada Ampliada são as atividades extra-sala do ensino regular. Ou seja, tudo que é oferecido às crianças no horário em que elas supostamente estariam trabalhando se não tivessem recebendo o benefício do Peti.
Em Cuiabá, diz Marci, 4.600 crianças estão inscritas nesse programa, sendo 3.600 da zona urbana e 1 mil na zona rural. Por cada criança os pais recebem uma bolsa de R$ 40(esse valor para zona urbana), ou R$ 25(quem mora na zona rural). Cada família pode ter até três crianças recebendo essa bolsa. O Programa atende crianças entre 7 e 14 anos.
Como contrapartida, destaca Marci, os pais devem manter os filhos estudando em escola do ensino regular e no horário contrário ao que está em sala freqüentando uma unidade da Jornada Ampliada. Para continuar recebendo a bolsa a criança precisa ter 85% de freqüência.
O secretário Edivá Alves, lembrou que este ano o Peti está sendo remodelado. O programa agora tem duas pedagogas que além de elaboração, no início do ano, agora participam e fiscalizam a execução de um projeto pedagógico.
Esse projeto, destaca o secretário, é dividido em três eixos: Educação, Cultura e Esporte e Lazer. O eixo Educação incluí, entre outras atividades, apoio às crianças no ensino forma. Já a parte Cultural tem teatro, dança, música. No Eixo Esportivo e de Lazer estão as diversas modalidades de jogos, capoeira, brincadeiras.
Comentários