Inauguração do Centro de Excelência oficializa apoio ao empreendedorismo em MT
Na ótica do secretário-chefe da Casa Civil, Antonio Kato, “o Centro de Excelência é uma resposta firme e direta aos anseios empreendedores de Mato Grosso no que se relaciona a um acompanhamento técnico/instrutivo, detectado durante o decorrer da série de workshops voltados à prática do Comércio Exterior”, eventos que vêm acontecendo ainda em regiões pólos de Mato Grosso. O próximo workshop será em Cáceres, dia 23, no Auditório da Unemat.
Kato sublinha que a iniciativa da montagem de um Centro de Excelência tem mesmo uma importância fundamental, pois assegura um panorama bem positivo ao futuro empreendedor do Estado. “Deve-se ainda ressaltar que a concretização dessa primeira unidade é, antes de tudo, uma grande conquista do Governo do Estado e seus esforçados parceiros, ou seja, Prefeitura de VG, Univag, Acivag e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso”.
O Centro de Excelência conta com todo o suporte adequado à proposta de trabalho técnico que pretende realizar. Outros Centros de Excelência serão implantados em Cáceres (data a ser marcada) e em Tangará da Serra (confirmada inauguração no dia 20), o que significa ‘um desdobramento da plataforma de projetos de cunho empreendedor em Mato Grosso’, define Antonio Kato.
“Descortina-se, a partir daí, não apenas um suporte oficial para se impulsionar projetos empreendedores no Estado. Na realidade, o Centro de Excelência é mais um apoio técnico que vinha sendo reivindicado por setores diversificados”, interpreta o secretário. Ele também afirma que o mato-grossense tem uma capacidade nata para investir e criar, “qualidades que sempre têm se destacado no decorrer dos anos”.
Kato ressalta que o trabalho colaborador das instituições parceiras no projeto é de fato imprescindível à manutenção regular e empreendedora que o Centro de Excelência de VG -“e os que ainda vão ser inaugurados” - emprestam a Mato Grosso. “A parceria é salutar em qualquer sentido. No caso do CE, contamos com parceiros para viabilizar uma proposta que tem caráter progressista e de claro incentivo aos empreendedores militantes, com projetos concebidos, ou futuros empreendedores”.
O Centro ministrará cursos periódicos na área, constituindo-se ainda em fonte permanente de informações e pesquisa, durante o horário comercial. Os empreendedores (comunidade) poderão acessar a internet e efetuar levantamentos técnicos na biblioteca local, informa a coordenação.
Na fase inicial, a unidade atuará com dois funcionários, um deles estagiário do curso de Administração, habilitado em Comércio Exterior (Univag). A idéia é de que seja prestada uma assessoria diária (duas horas) a quantos se mostrem desejosos de conhecer as novidades no setor.
Comentários