Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 11 de Junho de 2006 às 23:40

    Imprimir


Uma equipe de observadores da União Africana (UA) chegou hoje à região sudanesa de Darfur para supervisionar a aplicação do acordo assinado em fevereiro entre Chade e Sudão com o objetivo de alcançar a paz na região. Uma parte da equipe da UA, formada por 40 militares, também chegou hoje à cidade de Abéché, no Chade, com o mesmo propósito.

O tratado, conhecido como "O anúncio de Trípoli" foi assinado em Trípoli, na Líbia, pelos presidentes do Sudão, Omar Al-Bashir, e do Chade, Idriss Déby, para a pacificação da região sudanesa de Darfur. Os observadores, vindos de Líbia, Sudão, Chade, Burkina Fasso, República Centro-Africana e República Democrática Popular do Congo, controlarão 12 postos na região fronteiriça entre Sudão e Chade.

Cinco destes postos estão localizados na parte sudanesa da fronteira, outros cinco na parte chadiana, enquanto um centro de controle fica na fronteira comum dos dois países com a Líbia e outro na fronteira com a República Centro-Africana.

Um porta-voz do Exército sudanês, Ahmad Omar Muhammad Yussuf, disse aos jornalistas que a missão, que durará três meses, tem como objetivo reduzir as tensões na fronteira entre os países.

A equipe enviada pela UA deverá controlar os 1.254 quilômetros entre Chade e Sudão e evitar que combatentes de qualquer um dos dois países cruzem a fronteira comum.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295375/visualizar/