Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 11 de Junho de 2006 às 11:20

    Imprimir


A rede Al-Qaeda no Iraque prometeu neste domingo executar ataques de larga escala que irão "sacudir o inimigo", após a morte do seu líder Abu Musab Al-Zarqawi. A rede não nomeou um sucessor para ele.

Em um comunicado emitido via Internet, a Al-Qaeda informou que sua liderança promoveu uma reunião depois da morte de Zarqawi na quarta-feira para discutir estratégia e renovar um compromisso com o líder Osama Bin Laden.

"Nós planejamos operações de larga escala que vão sacudir o inimigo e roubar seu sono, em coordenação com outras facções do Conselho Mujahideen", disse o comunicado, colocado em um site comumente usado por militantes islâmicos.

"Nós renovamos nossa lealdade ao líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que Deus o proteja, e nós vamos deixá-lo satisfeito com as ações de seus soldados no Iraque, se Deus quiser", disse o comunicado, cuja autenticidade não pôde ser verificada.

Bin Laden tinha declarado Zarqawi seu representante no Iraque. O militante jordaniano foi morto depois que aviões norte-americanos promoveram um ataque sobre o seu esconderijo em um vilarejo ao norte de Bagdá.

Após sua morte, a Al-Qaeda prometeu continuar lutando contra a ocupação liderada pelos Estados Unidos e contra o governo de Bagdá em um comunicado colocado na Internet, assinado pelo substituto de Zarqawi, Abu Abdulrahman Al-Iraqi.

Em janeiro, a Al-Qaeda no Iraque e alguns outros grupos militantes criaram um organismo para coordenar suas operações, o Conselho Mujahideen. Zarqawi era acusado por uma campanha de carros-bomba e decapitações. Observadores da Al-Qaeda dizem que o seu sucessor deve ser uma figura local que concentre os ataques mais sobre os Estados Unidos e soldados iraquianos que nas brutais decapitações e em carros-bomba.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295488/visualizar/