Prefeitura lança Campanha do Agasalho em Cuiabá
O secretário Edivá Pereira acredita que esse ano a campanha será mais forte. O otimismo dele acontece, pois antes mesmo do lançamento da campanha mais de 100 parceiros já responderam ao convite para participar com a prefeitura na campanha. “O trabalho da prefeitura deve ser esse: ligar o que pode com aquele que precisa”, disse ele.
O prefeito Wilson Santos falou na abertura e destacou que a campanha não é da prefeitura. “Somos apenas coordenadores”, disse ele, acrescentando que “o voluntariado é o grande parceiro dessa gestão”.
A expectativa é que com o arrecadado, o município consiga atender mais de 50 mil famílias, a maioria já assistidas nas unidades e programas.
Hoje, a prefeitura desenvolve ações sociais nas seguintes unidades: Albergue Municipal; Programa Abordagem Solidária, que assiste moradores de rua, Casa do Amparo, que atende mulheres vítimas de violência e seus filhos de até 12 anos, Casa da Retaguarda (onde moram meninas vítimas de violência sexual) e o projeto Siminina, que atende atualmente 900 meninas com idade entre 7 e 14 anos em dez unidades sediadas na periferia; além dos programas Peti, Agentes Jovens, Paif (de atendimento às famílias).
Embora a arrecadação priorize a distribuição para essas unidades, o município espera estender entidades conveniadas como Abrigo dos Velhos e das Crianças, creches e outras instituições.
A distribuição para essas entidades conveniadas será feita de acordo com as entidades e famílias cadastradas pelas quatro regionais administrativas da prefeitura.
Embora o lançamento da campanha tenha acontecido ontem, na verdade ela vem sendo preparada há mais de um mês por um equipe de assessores da primeira-dama e servidores da SMASDH. Nesse período foram mobilizadas empresas, órgãos públicos, escolas e outras instituições para cessão de espaço como posto de arrecadação ou promoção.
Voluntários devem ir a postos
Quem estiver interessado em participar como voluntário deve procurar a SMASDH. Para fazer doação, as pessoas devem buscar postos de arrecadação espalhados pela cidade: dezenas de postos de combustíveis em várias regiões da cidade, os três shopping centers, o Shopping Popular, o saguão da prefeitura e a recepção da própria Secretaria de Assistência na rua Bitencourt, no Porto.
A coordenadora da campanha, Cibeli Bussiki, disse que até o momento 15 escolas já confirmaram participação. As doações devem mobilizar alunos, pais e funcionários.
A Rede/Cemat também aderiu à campanha, mas decidiu realizar campanha interna de arrecadação. Na empresa será direcionada aos funcionários. A diretora de Gestão de Programas e Projetos da Secretaria de Assistência Social, a psicóloga Renata Bicudo, disse que a Campanha do Agasalho está aberta às doações coletivas e individuais com parcerias com outras entidades. Além de roupas de frio e cobertores, a prefeitura quer arrecadar roupas e calçados para crianças, jovens, adultos e idosos. (Com Assessoria)
Comentários