Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 10 de Junho de 2006 às 09:18

    Imprimir


Não há mais tempo a perder para Pequenas Empresas, Médias ou Grandes Empresas, Instituições de Ciência & Tecnologia, e de Inovação Social ou inventores e empreendedores que tenham algum produto ou processo em estágio de proteção no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), para não se inscreverem no 9º Prêmio Finep de Inovação Tecnológica.

O período de inscrições válido para as cinco etapas regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) se encerra dia 30 de junho. O formulário on-line para a inscrição e o regulamento completo estão disponíveis na Internet no endereço eletrônico: www.finep.gov.br/premio

A superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Secitec, Janine Ulrich, informa que ação importante de apoio para a divulgação tem sido feita por parte do Sebrae e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que integram o Sistema da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) entre as maiores fomentadoras e incentivadoras para apoio a empresas que possuam base tecnológica.

“O IEL tem identificado aquelas empresas que possam se enquadrar em uma das sete categorias disponíveis para participar do prêmio Finep e está fazendo agendamento de visitas às mesmas para orientações e incentivo a participarem”, diz Janine.

Conforme explica José Valdir Santiago Jr., gerente de inovação e acesso à tecnologia do Sebrae-MT, está em execução um trabalho em cidades pólos como Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Cáceres, Barra do Garças e Alta Floresta, entre outras, com suporte da Empresa Júnior dos alunos de administração da UFMT. “São quatro estagiários e um coordenador que estão visitando empresas e instituições para auxiliarem no preenchimento dos formulários das inscrições”, diz Santiago.

O gerente do Sebrae-MT revela que entre as principais dificuldades dos pequenos empresários é exatamente no preenchimento dos formulários de inscrição. “A maior dificuldade para eles é como devem formatar as propostas”, diz.

Por esta razão, estas parceiras em conjunto com a Secitec estão a campo para ajudar Mato Grosso a contar com um número significativo de inscrições o que lhe asseguraria maiores chances de concorrer com projetos classificados.

Outro importante apoiador e parceiro também tem sido o Cefet-Cuiabá que por intermédio da incubadora de inovação tecnológica tem contatado e estimulado empresas incubadas a participarem do prêmio que é único do gênero no País e o de maior prestígio não só no Brasil mas também no Exterior. Uma empresa ou instituição ganhadora do Prêmio Finep seja na etapa regional ou na nacional tem um grande peso e valor de credibilidade.

Por parte da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), superintendências e coordenadorias estão contatando as 141 prefeituras do Estado, além das empresas inscritas no Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe) conduzido pela autarquia Fapemat – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, e ainda, coordenações e departamentos de Universidades e diretorias de Fundações do segmento Agropecuário.

A expectativa é que cada parceiro consiga ao redor de 20 inscrições o que aumenta as probabilidades para alcançar a meta de 80 inscrições para o Centro-Oeste.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295675/visualizar/