ProUni já recebeu mais de 133 mil inscrições
Celso Carneiro Ribeiro, diretor de modernização e programas da educação superior do Ministério da Educação, afirma que o programa atende uma demanda popular. “Existe uma procura grande por ensino superior, mas as vagas nas universidades federais não são suficientes para atender a todos. O ProUni permite, em curto prazo, que os jovens possam estudar”, disse.
A seleção é feita de acordo com a nota obtida pelo estudante no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos devem ter obtido média igual ou maior a 45 pontos e atender outros requisitos, como ter cursado o nível médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral e comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, para ter direito à bolsa integral, ou renda familiar de até três salários mínimos para a bolsa parcial.
No primeiro semestre, o programa recebeu inscrições de 797.840 mil estudantes, que disputaram 90 mil bolsas — crescimento de 130% em relação a 2005. No ano passado, foram beneficiados 112 mil jovens. As inscrições, pela internet, estendem-se até o dia 16. A lista com os primeiros classificados será divulgada no dia 21.
Comentários